Destaque Vídeos

Várzea Grande vacina idosos acima de 70 anos neste sábado (27) na Univag

Os inscritos que preencheram os dados, serão informados pelo número de celular ou e-mail com a confirmação da data e local de aplicação da vacina, lembrando que no ato da vacina devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS.       Idosos com 70 anos ou mais, serão vacinados neste sábado, …

Os inscritos que preencheram os dados, serão informados pelo número de celular ou e-mail com a confirmação da data e local de aplicação da vacina, lembrando que no ato da vacina devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS.

 

 

 

Idosos com 70 anos ou mais, serão vacinados neste sábado, 27 de março de 2021, em Várzea Grande na Clínica Médica do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) na parceria formalizada com a Prefeitura Municipal, a partir das 8 horas da manhã.

Essa será a primeira vez que a Secretaria Municipal de Saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso, utilizará todas as doses recebidas do Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Imunização – PNI na imunização de idosos e de profissionais de saúde.

Anteriormente, do total de doses recebidas, metade eram separadas, para resguardar a obrigatoriedade da segunda dose que no caso da vacina CoronaVac tem que ser aplicada entre 14 e 28 dias e para a Oxford/AstraZeneca o intervalo é de até 90 dias.

“Com essa nova metodologia implementada pelo Ministério da Saúde de garantir a entrega da segunda dose, a Prefeitura de Várzea Grande poderá vacinar com a primeira dose um número maior de residentes de Várzea Grande”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde irá reforçar a fiscalização e a cobrança de prazos para a chegada da segunda dose e assim imunizar a toda população, lembrando que, após a segunda dose são necessários entre 15 e 25 dias para a imunizar atingir o percentual máximo de proteção para aqueles vacinados.

Várzea Grande já abriu as inscrições para os idosos de 70 anos ou mais, além de profissionais de saúde, que deve ser feita no site oficial pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE – CADASTRO PARA VACINA COVID 19.

Os inscritos preenchem os dados e informam um número de celular ou e-mail para confirmação da data e local de aplicação da vacina, lembrando que no ato da vacina devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, reforçou a parceria com a UNIVAG que disponibiliza sua Clínica Médica entre outras dependências e servidores para auxiliar a Prefeitura de Várzea Grande no trabalho eficiente de vacinar com qualidade e segurança as pessoas, conforme estabelecido no Plano Nacional de Imunização e não descartou a possibilidade de criar novos pontos de vacinação em todas as regiões da cidade caso existam vacinas disponíveis.

“O Ministério da Saúde anunciou que a partir de abril, portanto, semana que vem, serão produzidos 1 milhão de doses por dia e 6 milhões de doses semanais, o que nos permite planejar a execução de um plano de logística para vacinar mais e mais pessoas, pois as esperanças da população estão depositadas na vacinação em massa”, disse Gonçalo Barros.

Fora isto, o secretário lembrou que a UPA IPASE que se tornou Centro de Triagem para COVID com 40 leitos para internação, estabilização e transferência para unidades de referência, mais o Hospital Pronto Socorro Municipal que abriu 32 leitos, sendo 10 de UTI e 22 de enfermaria com respiradores ou oxigenoterapia, ampliaram a oferta de atendimento para os casos de COVID 19 e que desde o último sábado, 20 de março até hoje, mais de 3,5 mil procedimentos foram realizados entre consultas, exames, medicamentos, internações e transferências para unidades de referência em busca de um leito de UTI.

“Também abrimos Centros de Testagem para COVID 19 com exames, consultas e medicamentos nas Clínicas de Atenção Primária, antigas Policlínicas do Parque do Lago e do Jardim Glória e estamos trabalhando para um possível novo Centro de Triagem na UPA Cristo Rei que ainda está em estudos, pois novas frentes de trabalho demandam mais pessoal, mais equipamentos, mais exames, mais medicamentos e mesmo não faltando recursos públicos municipais, não temos encontrado facilidade nas contratações e compras de insumos, equipamentos e pessoal”, disse Gonçalo Barros.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou que a Administração Municipal está atenta aos dados da pandemia e não vai deixar de adotar medidas mais endurecidas se necessário, só que qualquer uma delas será discutida com os interessados, principalmente os setores economicamente ativos, pois a ideia é fazer o melhor pela população e pela cidade com o menor impacto possível para todos.

“Sei e compreendo o momento vivenciado por todos indistintamente e que em primeiro lugar temos que resguardar a saúde da população, mas também sei que unidos podemos construir o que for melhor para uma convivência ideal para toda a sociedade”, sinalizou Kalil Baracat.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados