Destaque

UFMT vai sediar o IV Simpósio Nacional do Rádio em maio de 2020

O evento que vai ocorrer durante 3 dias com mesas, painéis, grupos de trabalhos e oficinas com foco na produção sonora. A programação completa está disponível no site: //simposioradio2020.wixsite.com/simposio Por: Alessandra Barbosa/Assessoria O câmpus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) irá sediar o IV Simpósio Nacional do Rádio, que acontece entre os dias …

O evento que vai ocorrer durante 3 dias com mesas, painéis, grupos de trabalhos e oficinas com foco na produção sonora. A programação completa está disponível no site: //simposioradio2020.wixsite.com/simposio

Por: Alessandra Barbosa/Assessoria

O câmpus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) irá sediar o IV Simpósio Nacional do Rádio, que acontece entre os dias 5 e 7 de maio de 2020. Com o tema “100 anos de rádio no Brasil e a relação do meio com a democracia” o evento contará com a participação de pesquisadores de todo o país. Outro foco está no consumo crescente de conteúdos em áudio e em plataformas de podcasts no Brasil nos últimos anos. O evento surgiu do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom).

Durante os três dias do evento acontecem de mesas, painéis, grupos de trabalhos e oficinas com foco na produção sonora. A programação completa está disponível no site (https://simposioradio2020.wixsite.com/simposio). A submissão de resumos expandidos para pesquisadores, professores e estudantes está aberta até 23 de fevereiro de 2020.

Segundo o professor Luãn Chagas, do Departamento de Comunicação da UFMT, que integra o comitê organizador, o Simpósio marca a excelência da pesquisa acadêmica em rádio e mídia sonora no Brasil. “É também uma oportunidade de mostrar as potencialidades do meio que completa 80 anos de transmissões aqui em Cuiabá em um estado que respira rádio com muitas pesquisas e produções acadêmicas e do mercado de radiodifusão sonora”, destaca.

O evento será realizado em uma parceria entre os departamentos de Comunicação da UFMT e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e os programas de Pós-Graduação da UFMT em Cultura Contemporânea (ECCO) e em Comunicação (PPGCOM).

Para a professora do curso de Jornalismo da Unemat de Tangará da Serra, Roscéli Kochmann, a parceria entre as instituições é fundamental para a realização do evento. “Pensar este evento de forma conjunta indica um fortalecimento do diálogo entre as instituições e uma articulação mais intensa entre as propostas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UFMT e a Unemat. Pensando especificamente em rádio e mídia sonora, representa uma união de forças para estudar e compreender o cenário dessa mídia no estado”, argumenta.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados