Destaque

Sessão Afrocine On-line: Coletivo Quariterê realiza mostra de filmes de cinema negro

O Coletivo Audiovisual Negro Quariterê realiza a Sessão Afrocine On-line entre os dias 17 a 20 de março de 2021. Com o tema “Cinema afro-atlântico e a Diáspora Negra”, a mostra é uma continuidade do projeto AfroCine que, antes da pandemia, circulava por diversos espaços como cineclubes e escolas, na capital Cuiabá e cidades do …

O Coletivo Audiovisual Negro Quariterê realiza a Sessão Afrocine On-line entre os dias 17 a 20 de março de 2021. Com o tema “Cinema afro-atlântico e a Diáspora Negra”, a mostra é uma continuidade do projeto AfroCine que, antes da pandemia, circulava por diversos espaços como cineclubes e escolas, na capital Cuiabá e cidades do interior de Mato Grosso, realizando exibições gratuitas de filmes do cinema negro.

 

Com fomento da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, através da Secretaria Municipal de Cultura Esportes e Lazer de Cuiabá (SMCEL), a Sessão Afrocine será realizada de forma virtual. O público pode assistir gratuitamente os filmes selecionados no site https://quaritere.com.br a partir do meio-dia até meia noite (horário de MT).

 

A programação conta com 8 filmes nos formatos curta, média e longa metragem e tem curadoria assinada pelo escritor e diretor Wuldson Marcelo. Serão realizadas duas lives com convidados especiais: uma na noite de 17 de março, abertura com a presença da Prof.ª Dra. Edileuza Penha; e na noite de encerramento, dia 20 de março com a presença do Prof. Marco Aurélio Corrêa. As lives serão transmitidas pelo Instagram @quaritere.

 

O tema da sessão afrocine on-line surgiu dos diálogos entre membras e membros do Coletivo Quariterê, que vivenciando o isolamento social, refletem sobre as possibilidades de conexão e trocas, a partir de Mato Grosso com o continente africano e a sua Diáspora. O intuito é visibilizar as narrativas pluriculturais, apresentar pautas e temas que conectam afrodescendentes em todo o mundo através das produções audiovisuais negras.

 

O Coletivo Audiovisual Negro Quariterê nasceu em 2017 com a missão de propor, debater, influenciar e monitorar políticas públicas nos âmbitos municipal e estadual que convergem em ações afirmativas para inclusão de profissionais negros em toda a cadeia produtiva do segmento audiovisual.

 

 

Serviço:

Sessão Afrocine 2021 “Cinema Afro-atlântico: A Diáspora Negra”

Exibição de filmes gratuita de 17 a 20 de março, a partir do meio-dia até meia noite no site: www.quaritere.com.br

Instagram: @quaritere

Observação: horário local de MT.

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 17/03 quarta-feira

 

Filme 1 – Filhas de Lavadeiras (Direção de Edileuza Penha de Souza. Documentário, 2019, 22 min.)

 

Filme 2 – Balé de Pé no Chão – A Dança Afro de Mercedes Baptista (Direção de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro. Documentário, 2005, 17 min.).

 

19 horas – Live de abertura no instagram @quaritere com a convidada Edileuza Penha de Souza

Dia 18/03 quinta-feira

 

Filme 3 – Chico Rei Entre Nós (Direção de Joyce Prado. Documentário, 2020, 95 min.)

 

Filme 4 – Travessia (Direção de Safira Moreira. Documentário, 2017, 5 min.)

 

Dia 19/03 sexta-feira

 

Filme 5 – Rainha (Direção de Sabrina Fidalgo. Ficção, 2016, 31 min.)

 

Filme 6 – Nome de Batismo – Alice (Direção de Tila Chitunda. Documentário, 2017, 25 min.)

 

 

Dia 20/03 sábado

 

Filme 7 – Em Busca de Lélia (Direção de Beatriz Vierah. Documentário, 2017,  15 min.)

 

Filme 8 – Atlântico Negro: Na Rota dos Orixás (Direção de Renato Barbieri. Documentário, 1998, 53 min.)

19 horas – Live de encerramento no Instagram @quaritere com convidado  Prof. Marcos Aurélio

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados