Destaque Noticias Variedades

Secretaria de Saúde amplia campanha de multivacinação para todas as unidades básicas de saúde

A partir desta quarta-feira (06), todas as unidades básicas que aplicam vacinas contra o coronavírus passam a fazer parte também da campanha de multivacinação

A campanha de multivacinação começou nesta semana na capital de maneira bastante tranquila. Em algumas unidades de saúde o fluxo de pessoas foi um pouco maior no período da manhã, mas no geral o movimento ocorreu de forma normal, sem grandes diferenças na rotina da unidade. Diante desse cenário, a coordenação da Atenção Básica decidiu ampliar a multivacinação para todas as unidades.

“No planejamento da multivacinação, optamos por deixar de fora as 14 Unidades Básicas de Saúde que aplicam a segunda dose e a dose de reforço da vacina contra o coronavírus. Ao percebermos que o movimento nestas unidades está bastante calmo, decidimos incluí-las também na campanha da multivacinação. Portanto, a partir desta quarta-feira, todas as salas de vacinação das unidades de saúde participarão, fazendo as vacinas de rotina compreendidas na atualização das cadernetas de vacinação”, disse Wellington Assunção Ferreira, coordenador de Programas Estratégicos.

Nesta terça-feira (05), muitas mães estavam aguardando atendimento para seus filhos no PSF do Pico do Amor, mas poucas estavam lá exclusivamente para vacinar seus filhos. A assistente administrativa, Rosana dos Santos levou seu filho de 3 meses para tomar as vacinas de rotina. “As vacinas tanto do meu bebê, quanto do meu filho de 18 anos estão em dia. Sempre os trouxe certinho para tomar todos os imunizantes. A campanha de multivacinação é muito importante, pois permite a atualização da caderneta vacinal para quem está com vacinas atrasadas”, disse.

O servidor público, Gilberto Lemos levou o Pedro Henrique, de 1 ano, também para tomar as vacinas de rotina. “Hoje ele tomou a Pneumocócica, Tríplice Viral e a Meningocócica. Todas elas estão dentro do tempo correto. Minha esposa fez o pré-natal inteiro aqui no PSF e nós seguimos certinho o calendário vacinal do nosso bebê”, comentou o pai do Pedro Henrique.

A enfermeira responsável pelo PSF do Pico do Amor, Drielly Venâncio disse que a maioria dos pais que frequentam a unidade levam seus filhos para serem vacinados na época correta. “Depois que a vacinação contra o coronavírus começou, tivemos muitas crianças sendo trazidas à unidade com muitas vacinas atrasadas. Isso aconteceu porque as famílias ficavam com medo de trazerem os filhos ao posto de saúde durante a pandemia e isso causou o atraso no esquema vacinal. Atualmente a maioria está regularizada e vêm apenas no dia marcado na caderneta de vacinação”, revelou Drielly.

Durante a campanha de multivacinação, todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação estão sendo oferecidas. As para crianças são BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A e as cinco para os adolescentes são Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C). Durante a semana, as salas de vacinação estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados