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Reclamações referente a contas de energia elétrica lideram ranking do Procon em Cuiabá

Além da Energisa, outras empresas apontam indícios de irregularidades nas cobranças e na prestação de serviços. Dentre elas estão a Águas Cuiabá e a Claro S/A, Brasil Telecom

CAROLINA MIRANDA

O Órgão Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor- Procon Cuiabá aponta a concessionária Energisa entre as empresas com maior número de registro de reclamações no primeiro semestre de 2021. De janeiro a maio de 2021 foram recebidas 368 denúncias. No  mesmo período em 2020, foram  365 denúncias. A maior parte dos processos constam como principal problema a cobrança indevida e/ou abusiva nas contas mensais de energia. Por dois anos consecutivos,  o levantamento aponta, que a empresa está entre as mais reclamadas.

O consumidor que observar aumento desproporcional nas cobranças, que não apontem nenhuma justificativa para alteração dos valores, deve procurar a unidade para contestação das respectivas faturas. “O consumidor deve ter em mãos, a conta a ser contestada e se possível as faturas anteriores que possam comprovar a desproporcionalidade do aumento exorbitante, para então abrir a reclamação”, explicou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Além da Energisa, outras empresas apontam indícios de irregularidades nas cobranças e na prestação de serviços. Dentre elas estão a Águas Cuiabá e a Claro S/A, Brasil Telecom. Além disso, pontuou Genilto, a nossa orientação é que os consumidores entrem primeiro em contato com as empresas para tentar solucionar o problema. Se após essa tentativa, não obter o resultado esperado, daí então, a recomendação é procurar o Procon para abertura dos procedimentos necessários.

O secretário reforça os canais de atendimento digitais. O atendimento ao público está sendo feito pelos seguintes meios, mediante agendamento prévio: wattsapp (65) 3641-6400 ou via e-mail, pelo endereço eletrônico- [email protected]

“Essa medida evita o contato entre as pessoas mantendo dessa forma o distanciamento social, garantindo a saúde e segurança da população e dos servidores.  “Apenas o protocolo de documentos está mantido por conta da quantidade de informações que precisam ser apresentadas sendo criado um espaço exclusivo para esse serviço”, reforçou.

Desde o início das medidas de enfrentamento e combate ao coronavírus estamos disponibilizando ferramentais digitais”, acrescentou Genilto.

“A facilidade de utilizar um serviço público via tecnologia móvel deixa a população mais perto da gestão. A ferramenta, que tem facilitado o acesso do consumidor ao órgão fiscalizador, tem permitido que as denúncias sejam feitas em tempo mais hábil, contribuindo para a ação imediata da instituição a fim de coibir práticas ilegais”, finalizou o secretário-adjunto do Procon Municipal.

Em casos de dúvidas, informações ou reclamações entrar em contato pelo telefone: (65) 3632-6400 ou pelo aplicativo (IOS e Android).

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goncalvescordeiro.proconcuiaba&hl=pt_BR

https://apps.apple.com/pt/app/id1291882669

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