Destaque

Radar do TCE-MT disponibiliza informações sobre receitas e despesas dos municípios no combate à Covid-19

A ferramenta é atualizada diariamente e está disponível para o acesso da população e dos fiscalizados. Nela é possível acompanhar os casos de coronavírus, a estrutura hospitalar, por município ou em nível estadual e a projeção da população de risco.     O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) disponibilizou mais três abas no …

A ferramenta é atualizada diariamente e está disponível para o acesso da população e dos fiscalizados. Nela é possível acompanhar os casos de coronavírus, a estrutura hospitalar, por município ou em nível estadual e a projeção da população de risco.

 

 

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) disponibilizou mais três abas no Radar Covid-19, painel de análise e monitoramento do novo coronavírus. Com as novas ferramentas, é possível acompanhar os recursos recebidos pelos municípios para o combate à Covid-19, além das receitas e despesas realizadas todos os meses desde o início da pandemia.

A ferramenta é atualizada diariamente e está disponível para o acesso da população e dos fiscalizados (clique aqui). No Radar Covid-19, é possível acompanhar os casos de coronavírus, a estrutura hospitalar disponível por município ou em nível estadual e a projeção da população de risco.

As três novas abas são: Recursos Covid, Receitas Covid e Despesas Covid. Na aba “Recursos Covid”, o cidadão vai acompanhar uma síntese comparativa dos recursos da Covid-19 (receitas e despesas) de todos os municípios, a evolução mensal de recebimentos e gastos destes recursos, além da possibilidade de consulta pelo detalhamento dos recursos.

“O painel possibilita análise por bloco de recursos, separando os recursos para o enfrentamento do coronavírus e os recursos para a mitigação dos efeitos financeiros provocados pela pandemia, assim como, permite aplicar filtros por município, mês de referência, jurisdicionado e destinação do recurso”, explicou a auditora e assessora técnica da Secretaria-geral de Controle Externo do TCE-MT, Lisandra Hardy Barros.

Na aba “Receitas Covid”, é possível acompanhar as receitas contabilizadas nas unidades jurisdicionadas em razão dos repasses e transferências para o enfrentamento e mitigação dos efeitos da pandemia. Os gráficos apresentam análise mês a mês da receita recebida, especificação por detalhamento da fonte de recurso, categoria econômica, origem, espécie e rubrica, bem como consulta por jurisdicionado, mês de referência, chegando até a nível de conta contábil. Além disso, permite a exportação dos dados em excel para análises avançadas pelos usuários, a nível de lançamento contábil com todas as informações detalhadas.

Já na aba “Despesas Covid”, o cidadão pode ver as despesas empenhadas, liquidadas e pagas pelas unidades jurisdicionadas na aplicação dos recursos para o enfrentamento e mitigação dos efeitos financeiros da pandemia. Os gráficos apresentam análise mês a mês das despesas covid, filtros de consulta por jurisdicionado, mês de referência, detalhamento da fonte de recurso, função e sub-função de governo, programa, projeto/atividade, categoria econômica, natureza, modalidade e elemento, bem como a empresa ou pessoa física credora da despesa. Neste painel, é possível também a exportação dos dados em excel para análises avançadas pelos usuários, a nível de lançamento contábil da despesa com todas as informações detalhadas.

NOVAS ABAS

As três novas abas foram desenvolvidas com base nas informações da contabilidade pública declarada pelas unidades gestoras municipais ao TCE-MT, por meio do Sistema Aplic. Pode ocorrer a ausência de informações de municípios devido a não encaminharem ainda a prestação de contas obrigatória ao TCE-MT ou informaram apenas de forma parcial, o que acarreta a ausência de informações de algumas unidades.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados