Geral Noticias Política

Qualifica Cuiabá: 40 novos confeiteiros estão preparados para o mercado de trabalho na capital

CAROLINA MIRANDA

O Qualifica Cuiabá capacitou mais 40 pessoas no curso de Confeitaria. A iniciativa idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro,  a partir deste ano, foi agregada ao programa ‘Pra Frente Cuiabá’  lançado recentemente pela  Prefeitura de Cuiabá e  que que tem como foco o desenvolvimento do capital humano, rural e industrial da capital de Mato Grosso.

No total, foram 160 horas de atividades (distribuídas em 20% de aulas teóricas e 80% de atividades práticas). Em razão das medidas de biossegurança decorrentes da pandemia causada pelo novo Coronavírus, os 40 alunos foram distribuídos em duas turmas. Mesmo antes do encerramento das aulas,  alguns dos estudantes já estavam produzindo encomendas e conseguiram aumentar a renda no final do mês.

O Programa Qualifica Cuiabá foi idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro no ano de 2019. Por ser uma das ações referências da gestão Emanuel Pinheiro, o Qualifica passou a integrar o programa Pra Frente Cuiabá, passando a ser executado em parceria com as secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Mulher, tendo como foco a qualificação da população de baixa renda da capital.

Com apenas quinze anos, o aluno Davi Douglas, foi um dos destaques da turma. Sempre muito prestativo e, detalhista, o ele conta que o curso lhe possibilitou dar vazão para sua vocação, a culinária.

“Sempre arrisquei umas receitas em casa. O curso veio para complementar algumas técnicas essenciais para garantir um produto de qualidade. Estou muito satisfeito. Nasci para isso e vou atrás do meu objetivo, que é ser um dos melhores confeiteiros da capital. O Qualifica me proporcionou”, disse.

Com touca e avental customizados, Marileide dos Santos Ferreira, de 37 anos, contou que não teve dúvidas para se inscrever no processo formativo. Com três filhos, sendo um de 18, o outro de 16 e o caçula de apenas dois anos, detalha que assim que soube do curso que seria realizado na sede do Centro de Referência de Assistência Social- Cras Jardim União, logo pensou: “chegou a hora de mudar de vida. Corri e garanti a minha vaga. Com esse curso, vou poder trabalhar em casa e ainda cuidar dos meus filhos. Ainda com o curso em andamento, consegui tirar um lucro de R$ 300, já livre das despesas, com a produção de biscoitos. Tenho certeza que vou conseguir muito mais. As técnicas ensinadas no curso valem muito a pena. O meu muito obrigada à Prefeitura de Cuiabá”, declarou Marileide.

A professora especialista na área da Confeitaria, Célia Ferreira Batista, faz  parte da equipe do programa Qualifica Cuiabá desde a sua criação, em 2019. Lembra que durante esse período já capacitou dez turmas, disponibilizando ao mercado, pelo menos, cem novos profissionais. “Muitos alunos chegam pensando que a confeitaria se resumia em apenas bolos confeitados, mas muito pelo contrário, a área é bem ampla e podem ser confeccionados, bolos, doces, pães, entre outros”, avaliou a professora.

O Qualifica Cuiabá se tornou um dos destaques da gestão Emanuel Pinheiro sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai. Os cursos são ministrados nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras e na sede do Senai, no bairro Porto.

Sucesso nacional, o  programa tem como meta a formação de dez mil novos alunos na gestão Emanuel Pinheiro, o que garante fomento e a geração de empregos possibilitando reforço para economia da capital.

A criadora do programa, a primeira-dama Márcia Pinheiro, sempre defendeu que a iniciativa ação representa uma nova perspectiva, alicerçada na profissionalização.

Pra Frente Cuiabá

Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes. Pelo programa “Pra Frente Cuiabá”, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor.

O programa abarca cinco principais ações: O Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cuiabá

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados