Geral Noticias Variedades

Primeira etapa da ZPE de Cáceres será entregue até junho pelo Governo de MT

Obra total possui 4 mil m², está dividida em 5 módulos e conta com investimento de R$ 16 milhões do Estado, área administrativa já está com 80% de execução

Após 30 anos de espera, a primeira etapa da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que é a área administrativa, será entregue até o mês de junho deste ano pelo Governo de Mato Grosso. A obra, estimada em R$ 16 milhões, é realizada com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

A ZPE de Cáceres tem uma área de aproximadamente 240 hectares no Distrito Industrial do município. O projeto está dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas efetivamente se instalarão, e a área administrativa. A obra total possui cerca de 4 mil m².

Até o momento, o Governo do Estado já executou 80% da obra de construção dos oito blocos das unidades administrativas; e o Módulo I, que está localizado mais perto da administração da ZPE, está em fase de licitação pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a atual gestão assumiu a obra que estava paralisada e precisou refazer o projeto para atender a uma série de exigências legais.

“A ZPE vai possibilitar às empresas lá instaladas competirem de forma mais igualitária quanto às exportações e importações de produtos e será a grande mola propulsora do Oeste do Estado. Um espaço de expansão global enquanto instrumento de desenvolvimento econômico para o Estado”.

Importância da ZPE

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. A ZPE de Cáceres foi criada por meio de decreto presidencial em março de 1990, com a finalidade de reduzir desequilíbrios regionais, promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico, e aumentar a competitividade das exportações brasileiras.

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados