Mal começou a vacinação em Cuiabá, nesta quarta-feira (20) e já apareceram denuncias que pessoas estariam sendo vacinadas fora do Plano de Vacinação do Governo Federal.
Com o início da vacinação no país, os profissionais de saúde que estão na linha de frente foram priorizados. Em Cuiabá, porém, a prefeitura vai investigar uma denúncia de pessoas que tenham furado a fila.
A denuncia foi aberta pela vereadora de Cuiabá, Edna Sampaio (PT) que protocolou um documento ressaltando um possível direcionamento de doses para funcionários administrativos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foi solicitado a todos os hospitais e unidades de Pronto atendimento que atendam pacientes de COVID e unidades pólo para COVID-19 na Atenção Primária que mandassem listas de trabalhadores que atuam diretamente com estes pacientes. Eles estão aptos a serem vacinados neste momento.Mesmo que o profissional agende, se o nome dele não estiver na lista de pessoas aptas, ele não poderá ser vacinado.
Sobre a denúncia de pessoas que supostamente teriam “furado fila”, a secretária Ozenira Félix determinou à coordenação da campanha de vacinação, que caso seja identificado que pessoas foram vacinadas indevidamente, estas pessoas sofrerão sanções administrativas.
Cuiabá recebeu pouco mais de 8 mil doses de vacina Coronavac e espera receber igual número em até duas semanas, totalizando 16 mil doses, o suficiente para vacinar apenas 8 mil pessoas.