Geral Noticias Política

Prefeitos avaliam Marcha a Brasília e destacam resultados da mobilização

Os prefeitos de  Mato Grosso que participam da Marcha a Brasília  avaliaram a repercussão do evento, que será encerrado nesta quinta-feira (28). A mobilização conta com a participação de cerca de seis mil gestores municipais de várias regiões do país que nos últimos dias participaram de uma ampla programação para debater os principais itens da pauta municipalista.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou as inúmeras pautas apresentadas que impactam nas administrações municipais na área das finanças, como a proposta da Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional, e outras de interesse dos municípios. Ele chamou a atenção para a PEC  122/2015 que proíbe a imposição e transferência de encargos financeiros decorrentes de prestação de serviços público sem indicação de recursos que não constem da lei orçamentária. “Não há como os municípios assumirem programas federais, além disso a pauta engloba os pisos salariais para os municípios assumirem sem os recursos necessários”, pontuou.

Já o prefeito de Itiquira, Fabiano Valle, ressaltou que a Marcha é o evento mais importante para todos os prefeitos que têm a oportunidade de participar do debate de temas essenciais para os municípios. Ele afirmou que a participação é fundamental para discutir a pauta municipalista de interesse de todos os gestores. “A questão dos pisos salariais do magistério, da enfermagem, o Fundeb, o Pacto Federativo que impacta diretamente na gestão dos municípios são temas importantes. Defendemos uma melhor distribuição do bolo tributário entre União, estados e municípios”, observou.

Na avaliação da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, a Marcha representa o espaço mais importante, o momento que todos os prefeitos se reúnem com o único objetivo de discutir a pauta muito relevante e de interesse de todos os municípios. “Reconhecemos e parabenizamos o trabalho do presidente da CNM junto ao Congresso. É muito fácil aprovar as Leis que os municípios têm que cumprir sem ter condições financeiras. Com a Marcha, saímos daqui com mais conhecimento e mais segurança para atuar nos nossos municípios. Tenho certeza que os frutos que colhemos aqui vão servir para as gestões”, assegurou, destacando que a Marcha é sucesso porque os prefeitos participam e discutem a pauta de interesse comum para os municípios, onde moram os cidadãos.

O prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim, destacou que já foram muitas conquistas alcançadas com as mobilizações dos gestores em Brasília. “A presença dos parlamentares na Marcha é fundamental para debater e esclarecer a votação dos projetos de interesse dos municípios no Congresso Nacional”, pontuou.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados