Destaque

Prefeito entrega reforma de Centro de Saúde Ana Poupina e o transforma em Centro de Referência para COVID-19

Durante a pandemia o local atenderá exclusivamente pacientes com sintomas leves de síndrome gripal.   O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta quinta-feira (23), a reforma do Centro de Saúde Ana Poupina. A unidade, que completamente revitalizada, climatizada e com novas mobílias deu lugar ao 1º Centro de Referência para COVID-19 da Atenção Básica. Durante a …

Durante a pandemia o local atenderá exclusivamente pacientes com sintomas leves de síndrome gripal.

 

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta quinta-feira (23), a reforma do Centro de Saúde Ana Poupina. A unidade, que completamente revitalizada, climatizada e com novas mobílias deu lugar ao 1º Centro de Referência para COVID-19 da Atenção Básica. Durante a pandemia, o local atenderá exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal. Com isso, o combate à COVID-19 na capital ganhou mais um importante reforço.

“Entregamos hoje mais uma obra voltada à Atenção Básica da saúde pública municipal da nossa capital. O Centro de Saúde Ana Poupina, no bairro Dom Aquino foi totalmente reformado, ampliado e reestruturado. Essa é uma luta antiga, uma bandeira e uma grande reivindicação do vereador Chico 2000 e foi reinaugurada neste momento de pandemia para atender exclusivamente pessoas com suspeita de COVID-19”, comentou o prefeito.

O vereador Chico 2000 aproveitou a ocasião da reinauguração do CS Ana Poupina para agradecer o trabalho dos servidores. “Os funcionários dessa unidade não deixaram cair a qualidade do atendimento, e isso precisa ficar registrado aqui. Agradeço a todos os profissionais dessa unidade, em nome da enfermeira Ana Kelly, que é minha filha”, revelou.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, o atendimento médico será realizado por demanda espontânea ou referenciado por unidades que estejam sem médicos no momento. O Centro de Referência vai funcionar com hora estendida, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Ela explica que todas as unidades da Atenção Básica (postos e centros de saúde) estarão funcionando regularmente, e que os pacientes com suspeita de COVID-19 podem ir no local mais próximo às suas casas. A diferença é que nestas unidades o atendimento continuará normalmente, também para pacientes que não estiverem com síndrome gripal, além de prosseguirem com a vacinação do calendário regular. “No CS Ana Poupina não teremos vacinação enquanto funcionar o Centro de Referência para COVID-19”, alerta a diretora.

Os pacientes que forem atendidos no Centro de Referência poderão fazer tanto o teste rápido quando o RT-PCR no local, conforme os critérios de avaliação dos médicos. “Caso o médico ache necessário que o paciente faça o exame, ele será agendado na própria unidade, levando-se em conta o tempo de início dos sintomas”, explica.

Também será disponibilizado para os pacientes o Kit COVID, de acordo com a avaliação médica. “Os médicos têm liberdade para receitarem os medicamentos que acharem mais adequados, mas caso receitem o Kit COVID, o paciente poderá retirar na própria unidade, mediante apresentação da receita”, finaliza Miriam.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a abertura desta unidade restrita para pacientes com sintomas leves de COVID é mais uma conquista no enfrentamento da pandemia. “O Centro de Referência contará com atendimento especializado, realização dos exames e disponibilização do Kit COVID. Esta unidade ajudará a desafogar as UPAs e Policlínicas, que têm ficado sobrecarregadas devido ao grande número de pacientes que muitas vezes apresentam sintomas leves. Agora estas pessoas poderão procurar o atendimento no Centro de Referência da Básica, deixando as UPAs e Policlínicas mais livres para atenderem os casos moderados e graves”, disse Pinheiro.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados