Destaque Judiciário

PF realiza levantamentos em áreas indígenas do Araguaia

A Polícia Federal estará presente em todo o Vale do Araguaia no decorrer desta semana. Policiais federais da Delegacia de Barra do Garças/MT realizarão diligências em terras indígenas e demais áreas ambientais protegidas, visando subsidiar futuras operações policiais. A operação surge em razão de diversas problemáticas observadas em uma circunscrição composta por 30 municípios. A …

A Polícia Federal estará presente em todo o Vale do Araguaia no decorrer desta semana. Policiais federais da Delegacia de Barra do Garças/MT realizarão diligências em terras indígenas e demais áreas ambientais protegidas, visando subsidiar futuras operações policiais.

A operação surge em razão de diversas problemáticas observadas em uma circunscrição composta por 30 municípios. A região abrange uma extensa área de 200 mil quilômetros quadrados, iniciando em Torixoréu/MT e com término em Vila Rica/MT, extremo norte do estado.

A instituição informa que serão realizados os mais diversos trabalhos, entre eles, o patrulhamento ostensivo em entradas de áreas indígenas. Segundo o delegado Murilo de Oliveira, chefe da delegacia, esta tarefa em específico visa conscientizar índios e não índios sobre as medidas de restrição em decorrência da Covid-19.

De acordo com o delegado, também serão realizados levantamentos preliminares, os quais farão parte de planejamento estratégico para cumprimento de decisões judiciais.

“Os trabalhos previstos terão início na Terra Indígena Urubu Branco (município de Confresa/MT), área tradicionalmente conflituosa e que atualmente é objeto de uma Ação Civil Pública. A decisão determina a imediata retirada de ocupantes não indígenas de uma área de aproximadamente 170 mil hectares”, informa Oliveira.

Cerca de 50 policiais federais participarão das diligências.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados