Destaque Eventos

Orquestra do Sesi MT promove live especial de Páscoa

O site Pagina News deseja uma Feliz Pascoa para todas as famílias mato grossenses, acreditando que na próxima Pascoa estaremos juntos em comunhão e agradecimento por termos superado este momento difícil. Muita saúde a todos!     Independente da sua religião ou credo, a Páscoa busca a renovação do sentimento universal da esperança, e nesta …

O site Pagina News deseja uma Feliz Pascoa para todas as famílias mato grossenses, acreditando que na próxima Pascoa estaremos juntos em comunhão e agradecimento por termos superado este momento difícil. Muita saúde a todos!

 

 

Independente da sua religião ou credo, a Páscoa busca a renovação do sentimento universal da esperança, e nesta tônica, a Orquestra SESI Mato Grosso junto ao Museu de Artes Sacras e Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho propõem neste domingo a busca da gratidão que há em todos nós, exaltando não apenas a arte da música, mas a valorização de um dos patrimônios arquitetônicos mais tradicionais de Mato Grosso: os traços e formas da Igreja Bom Despacho.

Do latim, Gratia Cantantes ou agradecimento, o título do concerto no traz uma proposta, que em formato digital de Live Concerto pelo canal da instituição, um conteúdo artístico musical recheado de obras para orquestra de cordas e canto, tanto do repertório sacro ao erudito e popular. Será uma grande oportunidade de lazer, cultura e arte neste momento tão delicado de reclusão social em decorrência da pandemia.

“Em tempos de Pandemia, a exaustão emocional, a diminuição do sentimento de realização pessoal, irritabilidade, ansiedade, tristeza, ou mesmo apatia e desânimo, na maioria das vezes, tornam se parte do nosso cotidiano neste momento tão complicado”, afirma o diretor artístico do grupo, Fernando Pereira. E como forma de trazer acalanto e mesmo cultura, lazer, educação, e o mais importante, saúde mental, a Orquestra se torna uma “excelente ferramenta para o Bem-Estar e desenvolvimento educacional de comunidades”, completa.

Vale ressaltar que o grupo musical vem realizando desde 2020 uma série de apresentações culturais digitais seguindo esta proposta, valorizando não apenas a saúde mental, mas também a cultura regional mato-grossense com seus atores culturais. De forma “hibrida”, as lives contaram com diversas linguagens artística como teatro, na presença de Nico e Lau, dança, com jazz e ballet, e mesmo a narração de poesias com atores. “Trata-se do posicionamento do SESI de valorização de uma cadeia produtiva que se fez muito importante neste período… a cultura” completa.

Não muito diferente será a Live concerto deste domingo, porém a valorização e a “hibridização” será com a arquitetura regional. A ser realizada no interior da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, o momento das expressões artísticas encantará não só os ouvidos, aos sons da orquestra, mas também aos olhos, na suntuosa arquitetura neogótica deste patrimônio sacro mato-grossense.

Inaugurada em 1956, a Igreja, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá, segue traços de outro famoso templo católico europeu, a Catedral de Notre Dame de Lourdes, localizada em Paris, na França. Iniciada em 1928, foram mais de duas décadas até que a igreja estivesse de pé no alto do Morro do Seminário, embora pesquisadores dizem que no local, já abrigava uma pequena capela há, pelo menos, três séculos.

Tombada pelo governo de Mato Grosso em 1977, as características marcantes do estilo arquitetônico extravagante representado nos pilares e grandes vitrais que permitem a entrada de luz no interior do templo, serão musicalizados aos toques de arcos em violinos, violas e violoncellos, e nas precisas vozes de Akane Iizuka e Sâmara Poline.

Composto por um repertório de canções conhecidas de todo o público, porém arranjadas especialmente para o grupo, a Orquestra SESI então entrega a comunidade este momento importante de lazer, reflexão e compaixão a todos em seus lares, ao esmo tempo que valoriza e nos orgulha com aquilo que é genuinamente nosso – a nossa identidade cultural que será mostrado para todo Brasil e mundo de forma virtual.

“Ano passado tivemos público virtual significativo em todo Brasil e partes do mundo como Itália, EUA, Alemanha e Inglaterra. Não se tratou de mera visualização, mas público ativo que comentou e interagiu conosco de forma virtual junto às nossas lives”, comenta Fernando.

Quem desejar participar e interagir com a Orquestra neste domingo, e ao mesmo tempo encher os olhos com a beleza do patrimônio cultural de Mato Grosso, pode acompanhar a Live pelo canal no youtube do SESI Mato Grosso que será realizada as 17h horário de MT.  Fica a dica!

Serviço

O Que? Live Concerto Gratia Cantates – Orquestra SESI Mato Grosso

Quando? Dia 04 de abril às 17h

Onde? Canal do youtube SESI Mato Grosso.

Dúvidas pelo telefone – (65) 3611-1525

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados