Destaque

MT Mama realiza a VII Marcha Rosa neste sábado (07)

A MTmamma amigos do peito vai às ruas no centro da Capital para conscientizar a população e cobrar as autoridades de saúde, neste sábado (07), na Praça Alencastro. No fim de semana do Dia Internacional da Mulher, o alerta para que um atendimento mais adequado e eficiente das políticas públicas voltadas para o diagnóstico e …

A MTmamma amigos do peito vai às ruas no centro da Capital para conscientizar a população e cobrar as autoridades de saúde, neste sábado (07), na Praça Alencastro.

No fim de semana do Dia Internacional da Mulher, o alerta para que um atendimento mais adequado e eficiente das políticas públicas voltadas para o diagnóstico e tratamento de todo tipo de câncer no estado e no país, ganha destaque.

A Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e pós-Tratamento do Câncer de Mama em Mato Grosso, a MTmamma amigos do peito, vai às ruas da cidade pelo sétimo ano consecutivo, tendo esta meta como parte da programação do 8 de março. A VII Marcha Rosa vai ser realizada no sábado (7), com a concentração na Praça Alencastro, às 8h, e panfletagem de conscientização nas ruas mais próximas, no centro da cidade.

Na pauta de reivindicação o cumprimento de medidas previstas em lei como a agilidade no agendamento de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para pacientes com câncer (Lei 12.732/12 conhecida como Lei dos 60 dias); garantir às mulheres mastectomizadas o direito de reconstrução das mamas no mesmo ato cirúrgico da retirada por câncer, mastectomia (Lei nº 12.802/2013), garantir a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer ( Lei 13.770). Mais estrutura física, instituições de saúde nas redes pública e privada e, mais equipamentos de mamografia e radioterapia.

Além disso, é preciso capacitar os profissionais na Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), no encaminhamento prioritário de pacientes em tratamento de câncer; mais médicos e pessoal capacitado nas redes pública e conveniada; garantir rapidez na liberação dos resultados de exames, acesso à medicação de alto custo e implementação na rede do SUS de terapias integrativas para o tratamento do câncer.

INCIDÊNCIA 

Os números indicam a necessidade de medidas urgentes e mais efetivas. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o registro de cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano de 2020 a 2022. Os dados divulgados, no início deste mês apontam que o câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente, com a expectativa de 177 mil novos casos por ano. Em seguida, estão o câncer de mama e o de próstata, com 66 mil casos cada; de cólon e reto, com 41 mil casos; traquéia, brônquio e pulmão, com 30 mil; e, estômago, com 21 mil novos casos.

 Marcha Rosa, em 2016, em Cuiabá

Este ano em Mato Grosso, 4.440 homens, dos quais 670, na capital, devem ter algum tipo de câncer. Entre as mulheres, a estimativa é de 3.680 novos casos no estado sendo 720, em Cuiabá. Assim como em todo o país, os maiores índices no estado também são de próstata e mama. O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo. Em 2020, o Inca prevê a incidência de 66.280 registros. entre as brasileiras.

A MTmamma amigos do peito, há onze anos, dá apoio a pessoas em tratamento do câncer de mama. Anualmente, as reivindicações são encaminhadas às autoridades públicas de saúde. A presidente da entidade, Cleuza Dias, ressalta a preocupação com o diagnóstico precoce da neoplasia e o índice crescente em mulheres mais jovens. “ Os números oficiais não representam a realidade que vivenciamos na MTmamma. As dificuldades de acesso ao tratamento, a agilidade na divulgação de resultados, falta de profissionais capacitados são alguns dos problemas relatados pelas assistidas que embasam a pauta de reivindicação. Lembramos sempre que quem tem câncer tem pressa”, alertou Cleuza Dias

SERVIÇO

VII MARCHA ROSA EM DEFESA DIREITOS DAS PESSOAS COM CÂNCER EM MATO GROSSO

DIA – SÁBADO (07.03.2020)

HORÁRIO: CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 7h30

ONDE: PRAÇA ALENCASTRO E RUAS DO ENTORNO COM DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS

COMO- CAMISETA ROSA OU BRANCA, LENÇO ROSA

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados