Brasil Destaque Noticias

Hoje é comemorado o Dia do Prefeito

Nesta quarta-feira, 6 de outubro, é lembrado o Dia do Prefeito.  Em reconhecimento à grande responsabilidade da tarefa, não importa a data, a entidade parabeniza todos que cumprem essa importante missão de chefiar o Executivo local.  Especialmente neste ano, onde as dificuldades de recursos se somam ainda à crise sanitária da pandemia da Covid-19, a entidade destaca a força do movimento municipalista e dos gestores que, diariamente, têm de tomar decisões visando à manutenção dos serviços públicos e à qualidade de vida de seus munícipes.

A pandemia do coronavírus reforçou ainda mais a importância do trabalho e atuação dos gestores municipais, já que foi preciso garantir recursos emergenciais e flexibilizar processos para o controle da pandemia da Covid-19. O ano de 2020 e 2021 entrarão para a história como um dos mais difíceis para a gestão pública municipal desde a redemocratização, mas também marca o início de uma relação mais estreita entre o movimento municipalista e importantes atores políticos dos Poderes Legislativo e Executivo.

Festa dupla
A CNM destaca que além de 6 de outubro, também é comemorado o Dia do Prefeito em 11 de abril. Essa última data faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil – em 11 de abril de 1985, por meio da Lei 18, da então Assembleia Provincial Paulista.

Vale destacar que no Congresso, tramita o Projeto de Lei da Câmara 92/2017, já aprovado pelos deputados, que define a comemoração anual do Dia do Prefeito em 11 de abril, para todo o país. A instituição da data comemorativa tem a proposta, entre outros objetivos, de criar “consciência em relação ao valor do Município para a organização política, social e econômica da nação”.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados