Destaque

Grupo Flor Ribeirinha convida para conhecer o percurso histórico de São Gonçalo Beira Rio

Grupo Flor Ribeirinha convida para conhecer o percurso histórico de São Gonçalo Beira Rio O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, oferece mais um atrativo para os visitantes com ações de reconhecimento e valorização dos saberes e fazeres do modo de vida do ribeirinho e suas tradições. É mais uma atividade realizada pelo …

Grupo Flor Ribeirinha convida para conhecer o percurso histórico de São Gonçalo Beira Rio

O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, oferece mais um atrativo para os visitantes com ações de reconhecimento e valorização dos saberes e fazeres do modo de vida do ribeirinho e suas tradições. É mais uma atividade realizada pelo ponto de cultura quintal da Domingas, que busca valorizar toda a riqueza cultural da comunidade.

O diretor artístico e coreógrafo do Grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, explica que o percurso consiste em uma prática que possibilita as pessoas de todas as idades, vivenciar o cotidiano da comunidade. “Toda a sua cultura genuinamente cuiabana, que engloba a história do processo de colonização e a herança cultural indígena, portuguesa e africana refletida nas manifestações da cultura ribeirinha, como a produção do artesanato em cerâmica, a pesca, a gastronomia e as danças e músicas regionais”, disse ele.

O trabalho consiste em uma visita guiada ao bairro, com explanações sobre a história e a essência da comunidade. Os visitantes poderão conhecer a produção do artesanato em cerâmica, através de oficinas no quintal, além de saber mais sobre a dança do Siriri. “Sem dúvida, é uma boa oportunidade para conhecer a prática do Siriri, e possivelmente de outras manifestações da nossa cultura popular. Na ocasião, o grupo Flor Ribeirinha fará uma demonstração da dança no quintal.

Os agendamentos para o percurso já começaram. Os grupos de turistas, escolas, instituições, empresas, universidades e outros interessados, poderão participar. “O mês do aniversário de Cuiabá está chegando e os grupos podem agendar e vivenciar os saberes e fazeres do berço cultural de nossa cidade. Esta iniciativa também é um impulsionamento ao turismo local, reconhecimento dos mestres e apoio na manutenção das ações socioculturais da Associação Flor Ribeirinha” frisou.

As atividades na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, serão toda sexta-feira, no período de 8h ás 12h. No final do percurso, um almoço no ponto de cultura Quintal da Domingas. O valor individual, incluindo transporte e o almoço na atividade, é de apenas R$ 60 (sessenta reais). Para mais informações e agendamentos, ligar ou enviar mensagens para os telefones: (65) 99262.0881 ou 99204.8404

Histórico – A região de São Gonçalo Beira Rio, uma das mais antigas de Cuiabá, já completou 300 anos em 2018. A comunidade foi formada em 1718, quando bandeirantes paulistas passaram pelo local à procura de índios. São Gonçalo Beira Rio se destaca na capital,  como um dos pontos turísticos mais visitados. Entre os atrativos estão o turismo gastronômico, com diversas peixarias instaladas as margens do rio, que produzem diariamente os pratos típicos como mojica de pintado, ventrecha de pacu, e muitos outros. A cerâmica é um produto muito presente na comunidade, assim como a dança do Siriri, uma manifestação cultural forte e admirada.

Assessoria de Imprensa 

Malu Sousa  

Fotos: Divulgação

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados