Destaque Eventos Noticias

Flor ribeirinha convida o público para os ensaios abertos do grupo

Neste domingo, dia 22 de maio, a partir das 18h, serão realizados os ensaios do grupo Flor Ribeirinha, abertos ao público no Quintal da Domingas, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio.
O Gestor Cultural e Diretor Artístico do grupo, Avinner Augusto Brandão ressalta que a idéia nasceu naturalmente, avaliando as visitas que ocorrem com frequência de pessoas que visitam o quintal. Muitos familiares e curiosos que percebem a movimentação, acabam chegando, e assistindo de forma orgânica os ensaios nos finais de semana. “Há tempos, a família Flor Ribeirinha, percebendo este movimento de pessoas presentes nos ensaios, pensando nesta dinâmica, decidimos abrir o quintal e potencializar as nossas ações culturais através do ensaios abertos ao público”, disse ele.
Ele explica que além dos ensaios, é uma oportunidade de empreender. Durante o período de permanência dos visitantes, serão oferecidos pratos típicos regionais, “lembrando que um dos eixos culturais do quintal, é a gastronomia, por sinal muito procurada pela população, principalmente nos finais de semana. Avinner destaca que o objetivo, é consolidar o quintal como um ponto de cultura, com a presença constante do público, nos ensaios. “Um dos momentos marcantes, é quando as crianças, jovens e adultos entram na roda com os dançarinos, no final de cada ensaio, para participarem e se divertirem. Para nós, é uma grande alegria vivenciar estes momentos com os nossos visitantes, que nos passam tanta energia boa no quintal”, comemorou.
Nos ensaios do grupo Flor Ribeirinha, serão apresentados o repertório coreográfico do novo espetáculo Bença Vó e o repertório do espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, para a turnê internacional, que será realizada este ano, nos meses de junho e julho para a Bulgária, Croácia e Eslovênia.
O espetáculo Bença Vó, pretende apresentar uma viagem artística e histórica acerca da ancestralidade do grupo, buscando na fé, no toque e na voz, a cura e a poética de uma vida dedicada ao desejo de contar a própria história. A Vó Domingas é responsável pela cura ‘do male’ de muita gente que mesmo em segredo, aparece de vez em quando no seu quintal para vivenciar a força de sua benção. “O espetáculo no contexto administrativo e de desenvolvimento social promove rede com o Instituto Inca – Inclusão, Cidadania e Ação, contando com o investimento por meio de emenda parlamentar do Deputado Dilmar Dal Bosco. Toda esta movimentação em si representa um ato nobre de gratidão de todos os filhos que compõem a família Flor Ribeirinha e quiçá a comunidade de São Gonçalo Beira Rio”, destaca o Gestor Cultural e Diretor artístico do grupo.
O Quintal da Domingas, onde acontece todos os ensaios do grupo, foi um dos dez inventariados pelo projeto Quintais da Cultura Popular Cuiabana, realizado pelo Instituto Inca, nos meses de fevereiro a outubro o ano passado.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados