Destaque

Enem 2020: Inep decide adiar o Enem depois de decisão do Senado, mas as inscrições vão até amanhã (22)

O Inep, responsável pelo exame, anunciou que o Enem será adiado “de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.  A inscrição pode ser realizada até esta sexta-feira (22) no endereço na internet enem.inep.gov.br. A taxa de R$ 85 deve ser paga até o dia 28 de maio.  Após o Senado …

Após o Senado aprovar o adiamento da prova e a Câmara colocar em pauta a urgência do projeto que previa o adiamento do Exame, o presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais afirmar que decidiu junto com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, pelo adiamento do Enem, com a data ainda a ser definida.

Mesmo com a promessa de adiar as provas do Enem deste ano, as inscrições devem ser feitas até o final desta sexta-feira, dia 22 de maio.

A inscrição é realizada no endereço na internet enem.inep.gov.br. A taxa de R$ 85 deve ser paga até o dia 28 de maio, a não ser que o estudante se enquadre nos requisitos do edital que permitem a isenção desse valor.

A principal justificativa para o adiamento seria para não prejudicar os alunos por conta dos efeitos da pandemia da Codiv-19.

Em nota, o Ministério da Educação informou que o adiamento será de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais e que o INEP, órgão do MEC responsável pelo ENEM, fará uma consulta aos inscritos no final de junho na página do participante do Enem na internet para discutir a nova data.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo Inep:

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.”

Até essa quarta-feira, mais de 4,3 milhões pessoas haviam feito a inscrição no Enem.  As 101 mil vagas para as provas digitais já foram preenchidas, restando apenas as vagas para as provas em papel.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados