Destaque

Dia da Mulher: Relembrar, para comemorar.

Dia da Mulher: Relembrar, para comemorar. “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite.                                                                                   …

Dia da Mulher: Relembrar, para comemorar.

“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite.

                                                                                   Que a liberdade seja a nossa própria substância.” –

                                                                                   Simone de Beauvoir

Não podemos esquecer que mais do que presentes e felicitações neste dia da Mulher, queremos respeito.

Respeito pelas centenas de operárias que em 1857, morreram queimadas reivindicando a redução da jornada de trabalho e o direito a licença-maternidade, pois, o Dia da Mulher não foi instituído por sermos frágeis, amáveis, delicadas ou submissas a quem quer seja. O dia da Mulher foi internacionalmente reconhecido no início do século XX e oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, para lembrar nossas conquistas políticas e sociais.

Há tempos idealizamos e sonhamos com a evolução das relações pessoais, profissionais, afetivas e familiares, contudo, ainda sofremos muito preconceito e muita violência física e psicológica, além claro da imensa falta de respeito com o que vestimos, comemos, falamos, usamos, temos e somos.

Após mais de um século reivindicando ainda temos muitos paradigmas a serem quebrados. O dia da Mulher é para ser celebrado como um dia de consciência política, com igualdade de gênero, de trabalho, de direitos, voltados a perspectiva de eliminação do assédio moral e psíquico.

Que todas as mulheres, independentemente das escolhas que fizeram para suas vidas, não se esqueçam que o Dia Internacional da Mulher representa a nossa força, a nossa luta, a nossa resistência, pela liberdade de sermos, termos e escolhermos o que quisermos, sem sermos humilhadas, submissas e inferiores.

 

Feliz dia das Mulheres, que são livres!

 

CAMILA RAMOS COELHO MAYER
OAB/MT 16.745

 

 

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados