Destaque

Detran-MT alerta sobre cuidados ao pegar a estrada neste fim de ano

Motoristas devem tomar alguns cuidados em relação ao veículo e ao transporte dos passageiros, animais e cargas para chegar ao destino com tranquilidade e segurança   Motoristas que irão pegar a estrada para aproveitar as datas comemorativas de Natal e Ano Novo em outras localidades devem tomar alguns cuidados em relação ao veículo e ao …

Motoristas devem tomar alguns cuidados em relação ao veículo e ao transporte dos passageiros, animais e cargas para chegar ao destino com tranquilidade e segurança

 

Motoristas que irão pegar a estrada para aproveitar as datas comemorativas de Natal e Ano Novo em outras localidades devem tomar alguns cuidados em relação ao veículo e ao transporte dos passageiros, animais e cargas para chegar ao destino com tranquilidade e segurança.

Já nos preparativos para a viagem, é importante verificar as condições do veículo como os pneus, mantendo a calibragem correta até mesmo do estepe. Verificar também o óleo do motor, freios e todo o sistema elétrico como faróis, lanternas, setas e piscas, que devem estar em perfeitas condições.

Os itens obrigatórios do veículo como triângulo, para sinalização de acidente ou pane durante o percurso, macaco e chave de roda, para realizar a troca de pneus, caso necessário, também não podem faltar.

Vale checar o limpador de para-brisa que, em caso de chuva, precisa estar funcionando corretamente para não prejudicar a visão do motorista. Se for dirigir por longa distância, o ideal é fazer a revisão do veículo antes de pegar a estrada.

Bagagem

Na hora da viagem é importante acomodar de forma correta as bagagens, para não atrapalhar a visão do motorista por meio do espelho central.

As malas e demais objetos devem ser acomodados de forma proporcional no porta-malas. Isso evitará que o carro fique mais sobrecarregado de um lado do que do outro e aumentará a vida útil dos pneus.

“Também é importante não transportar objetos soltos dentro do veículo, pois em uma frenagem eles podem se deslocar e causar lesões. Caso precise transportar uma mala no interior do veículo junto com passageiros, deve prendê-la ao cinto de segurança”, explicou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados