Destaque

Curso gratuito capacita agentes a atuarem como roadies em shows e espetáculos

Os alunos vão aprender de conceitos básicos de preparação de palco a conhecimentos mais específicos. Proposta foi selecionada no edital MT Nascentes da Secel.     Todo artista sabe que para ter segurança quanto a imprevistos e qualidade técnica em suas apresentações, precisa ter a seu lado um roadie experiente. Percebendo a ausência de formação …

Os alunos vão aprender de conceitos básicos de preparação de palco a conhecimentos mais específicos. Proposta foi selecionada no edital MT Nascentes da Secel.

 

 

Todo artista sabe que para ter segurança quanto a imprevistos e qualidade técnica em suas apresentações, precisa ter a seu lado um roadie experiente. Percebendo a ausência de formação e capacitação para este tipo de profissional no mercado mato-grossense, o produtor de eventos e diretor de palco Rodrigo Canto realiza o curso gratuito, Roadie na Prática.

As inscrições seguem até o dia 15 de fevereiro via link do site oficial www.roadienapratica.com.br. Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos. Já as oficinas serão realizadas entre os dias 17 e 19 de março, nas dependências do Sindicato dos Investigadores de Polícia de Mato Grosso (Sinpol-MT).

“Acredito que a oportunidade de aprender um novo ofício e de inserção no mercado artístico devem motivar as inscrições, especialmente porque haverá emissão de certificado”, avalia Canto, que atua como roadie desde 2007. A seu lado estão outros importantes profissionais do segmento da música mato-grossense, como Igor Carvalho, Marcus Facchini e Arthur Fulep.

O secretário de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT), Beto Machado, se entusiasma com a proposta selecionada no MT Nascentes, mais um dos editais viabilizados pela secretaria.

“Sou músico. Sei o quanto é importante para o artista ter um profissional habilitado que garanta suporte técnico em shows, turnês. Atrás de cada apresentação impecável tem uma equipe técnica experiente, que foi lá montou os equipamentos, deixou os instrumentos afinados. E assim, ganha o artista, ganha o público”, destaca. Beto ressalta ainda que o projeto atende pontualmente a proposta do edital que visa promover formação e capacitação na área da produção técnica de backstage.

Rodrigo Canto concorda: “é isso aí, o roadie se encarrega de várias partes da produção e está sempre lá para contornar os imprevistos. Só não toca a música. Quer dizer, em alguns casos, tocamos também”, se diverte. “Muitos roadies possuem um trabalho ainda mais primoroso por saberem tocar um instrumento”, conta.

Segundo o idealizador do projeto, este será um curso completo, envolvendo prática e teoria. “Os alunos vão aprender de conceitos básicos da produção de palco aos conhecimentos mais específicos, como auxílio técnico para instrumentistas de cordas ou de percussão, por exemplo”.

O curso abordará também, questões práticas de palco, equipamentos, energia e signal flow, ou fluxo de sinal de áudio. Também serão abordadas questões conceituais da profissão como boas práticas de relacionamento e a responsabilidade do profissional em seu trabalho.

“E por fim, no encerramento do curso os alunos poderão testar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos módulos, pois haverá uma aula prática de palco, na qual vão ocorrer três shows de bandas convidadas com transmissão ao vivo pelos canais do projeto no YouTube e transmissão simultânea via página do Facebook”, adianta Canto.

Sendo assim, na fase final, os alunos participarão da produção técnica, da montagem dos equipamentos do palco e artistas/bandas ao processo de desmontagem completa, atendendo todos os requisitos de um show profissional, dentro das normas de segurança e com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

“Depois do curso, os alunos poderão atuar em estúdios, bares, casas noturnas, teatros, locadoras, empresas de sonorização e até mesmo para ser conquistar um contrato permanente com bandas e artistas”.

O projeto Roadie na Prática foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, viabilizados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com Governo Federal via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Conta ainda com apoio cultural da Megasom, União Backstage Brasil, Sinpol MT, Solução Para Eventos, Mob Redes Sociais e Estúdio Moby Dick.

Confira conteúdo ministrado nas oficinas:

Laboratório – Rodrigo Canto (Porks Roadie)
Módulo 1 – Afinal, o que faz um roadie?
Módulo 2 – Produção técnica + mapa de palco (Rider Técnico)
Módulo 3 – Ferramentas e equipamentos
Módulo 4 – Boas práticas e responsabilidades da profissão

Laboratório – Igor Carvalho
Módulo 5 – Roadie de cordas (Guitar Tech)

Laboratório – Marcus Facchini
Módulo 6 – Roadie de bateria (Drum Tech)

Laboratório – Arthur Fulep
Módulo 7 – Noções básicas de áudio

Produção Técnica, Roadie na prática
Módulo 8 – Show com bandas convidadas, com os alunos fazendo a montagem de palco e equipamento, mediante leitura de rider técnico, mapa de palco e input list, cabeamento, afinação de instrumentos, apoio para as bandas durante as apresentações e desmontagem dos equipamentos.

Serviço

Oficinas Roadie na Prática

Inscrições até 15 de fevereiro

Formulário disponível no site www.roadienapratica.com.br

Mais informações:  9 9801-8694

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados