Destaque

Cuiabá sedia, de 8 a 11 de março, encontro de iluminação cênica com novidades, métodos e novas tecnologias

Iluminação Cênica em foco   Não é à toa que na frase “luz, câmera, ação” o termo “luz” é anunciado em primeiro lugar. Não apenas no cinema, onde a citação é sempre utilizada, mas em todo processo de criação e execução artística, a iluminação é fator essencial. No estado de Mato Grosso, com a ampliação …

Iluminação Cênica em foco

 

Não é à toa que na frase “luz, câmera, ação” o termo “luz” é anunciado em primeiro lugar. Não apenas no cinema, onde a citação é sempre utilizada, mas em todo processo de criação e execução artística, a iluminação é fator essencial. No estado de Mato Grosso, com a ampliação da oferta de cursos tecnológicos na área do Teatro, bem como a expansão de atividades artísticas, debates sobre técnicas de iluminação cênica estão cada vez mais em evidência.

Neste sentido, Cuiabá sedia no mês de fevereiro o 1º Meet Up de Iluminação Cênica de Mato Grosso. O evento, que se inicia no dia 8 de março, tem como objetivo aquecer, fomentar e capacitar o mercado de iluminação cênica em Mato Grosso por meio de palestras, oficinas, mesas redondas e trocas de experiência sobre iluminação cênica.

De acordo com Rafael Cerigato, um dos idealizadores do evento, a proposta é oferecer uma imersão no mundo da iluminação, com fazeres práticos, discussões artísticas, mercado de trabalho, contando com cerca de 20 horas de programação distribuídas em quatro dias de encontro. “Nossa preocupação veio com o início da pandemia, que provocou uma carência de acesso das áreas técnicas da arte a informações e novas tecnologias. O setor artístico foi o mais prejudicado neste momento, empresas de iluminação, por exemplo, tiveram uma perda muito grande”, comentou.

O evento também será voltado para arquitetos, uma vez que a iluminação no âmbito da arquitetura é tema recorrente ao longo da programação. O encontro contará com a participação de renomados profissionais da iluminação, entre eles, Rodrigo Costa Assis, de Goiás, autor do livro Design da Iluminação, e Jamile Tormann, de Brasília, coordenadora dos cursos de pós-graduação em projetos de iluminação em parceria com o Instituto ESB.

O 1º Meet Up de Iluminação Cênica de Mato Grosso é uma realização fruto de parceria entre Rafael Cerigato, diretor artístico e professor de dança e teatro, e Lourivaldo Rodrigues, empresário do ramo da iluminação. O projeto é financiado pelo Governo de Mato Grosso, com recursos financeiros da Lei Aldir Blanc.

As inscrições para o 1º Meet Up de Iluminação Cênica de Mato Grosso estão abertas por meio do site www.meetupdeiluminacaomt.com, na aba “inscrição”. A taxa é simbólica, de R$ 30 por participante, que deverá ser paga no credenciamento do evento.

Mais informações e contato também podem ser obtidos por meio do site.

 

PROGRAMAÇÃO

Confira, na íntegra, a programação do O 1º Meet Up de Iluminação Cênica de Mato Grosso. Sujeita a alteração:

8 DE MARÇO

09:00 Abertura

09:30 as 12:00 – Mesa Redonda: Os Desafios da Iluminação Cênica no Estado de Mato Grosso

14:00 as 18:00 – Oficina Básica de Iluminação Cênica para Atores e Bailarinos com Lourivaldo Rodrigues

14:00 as 18:00 – Curso Wysywyg Light Desing Com Rodrigo Assis

20:00 – Palestra: Iluminação como Modificador de Espaço com Rodrigo Assis e Apresentação do seu livro Design de Iluminação

9 DE MARÇO

8:30 as 12:00 – Mesa Redonda: A Iluminação do Olhar dos Diretores

14:00 as 18:00 – Oficina Básica de Iluminação Cênica para Atores e Bailarinos com Lourivaldo Rodrigues

14:00 as 18:00 – Curso Wysywyg Light Design com Rodrigo Assis

14:00 as 18:00 – Oficina de Iniciação a Iluminação Cênica com Xico Macedo e Alexandre Cruz

20:00 – Palestra O Mercado de Eventos em Cuiabá com Alcimar Moretti

10 DE MARÇO

8:30 as 12:00 – Mesa Redonda: A Iluminação no Caminho da Formação Acadêmica e do Mercado

14:00 as 18:00 – Oficina Básica de Iluminação Cênica para Diretores e Coreógrafos com Lourivaldo Rodrigues

14:00 as 18:00 – Curso Wysywyg Light Design com Rodrigo Assis

14:00 as 18:00 – Oficina de Iniciação a Iluminação Cênica com Xico Macedo e Alexandre Cruz

20:00 – Economia da Criatividade: Transformando Arte em Negócios – Com Carlina Jacob

11 DE MARÇO

8:30 as 12:00 – Mesa Redonda – A Iluminação Cênica e as Novas Tecnologias

14:00 as 18:00 – A Cor, O Lúdico e a Luz na Arte Educação com Priscila Freitas

14:00 as 18:00 – Workshop Show Design – Com Cássio Rauber

20:00 Palestra com Jamile Tormann – A Iluminação e os grandes Eventos – Apresentação do Livro: Caderno de Iluminação Cênica.

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados