Geral Noticias Política

Cuiabá reforça as ações de combate aos incêndios em vegetação com caminhão-pipa

MARIA BARBANT

A Defesa Civil de Cuiabá  – ligada a Secretaria de Ordem Pública – recebeu o reforço de um caminhão-pipa com capacidade para 9 mil litros de água para apoiar as ações de combate às queimadas urbanas e incêndios florestais. Com o calor intenso e a baixa umidade relativa do ar registrados nos últimos dias, o órgão reforça as orientações para que a população não coloque fogo em lixo e em terrenos abandonados, e não jogue bitucas de cigarro acesas porque elas podem provocar grandes incêndios, trazendo inúmeros prejuízos à saúde.

Segundo o Diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, a fumaça que encobre a capital nos últimos dias é consequência de incêndios florestais registrados nos últimos dias em grandes áreas no município de Chapada dos Guimarães, no Pantanal e também na região do Coxipó do Ouro.

Um levantamento feito pelo órgão apontou que de abril até o último dia 25 de agosto foram atendidas pela Defesa Civil 373 ocorrências de incêndios em vegetação, na grande Cuiabá. “Este ano, temos observado que o maior número de queimadas tem ocorrido em grandes áreas fora do perímetro urbano”, explicou o diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti.

Ele destacou essa mudança é reflexo dos investimentos que vem sendo realizados pela gestão Emanuel Pinheiro, aumentando a capacidade de ação da Defesa Civil. Além do caminhão-pipa, o órgão conta com quatro viaturas completas, com tanque de 1000 litros, motobomba além de outros equipamentos como mangueiras, abafadores e sopradores para o combate ao fogo rasteiro e demais incrementos.

Essas viaturas monitoram as quatro regionais a partir de pontos estratégicos como a sede da Defesa Civil, Coxipó, Lagoa Encantada e Centro de Eventos do Pantanal e auxiliam o Corpo de Bombeiros Militar no combate efetivo aos incêndios.  No total seis equipes formadas por agentes da Defesa Civil e bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar estão atuando efetivamente no combate aos incêndios em vegetação, inclusive no período noturno.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cuiabá

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados