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Contorno Leste: Beneficia uma região que estava fora do eixo de desenvolvimento vivido por Cuiabá

Com 17,3 km, a via é a maior já construída na história da capital mato-grossense

O prefeito Emanuel Pinheiro enfatizou que, além de transformar a mobilidade urbana de Cuiabá, a Avenida Contorno Leste será responsável por fazer com que uma região, antes esquecida, seja conectada ao processo de desenvolvimento vivido pelo restante da cidade. A afirmação ocorreu nesta quinta-feira (06), durante a primeira live semanal que, neste ano de 2022, passa a fazer parte da agenda do gestor cuiabano.

“É uma obra dos sonhos, que vai ligar o Distrito Industrial a Rodovia Emanuel Pinheiro. São 17,3 quilômetros de pista dupla, iluminação LED, e ciclovia. É um projeto que beneficia uma região composta por famílias carentes, uma região humilde e que estava fora do eixo de desenvolvimento que Cuiabá está vivendo. Serão alcançados, de forma direta, mais de 200 mil pessoas de pelo menos 50 bairros”, disse.

Emanuel destacou ainda que o Contorno Leste é a maior via já construída na Capital, ultrapassando em extensão, por exemplo, a Avenida das Torres (12,8 quilômetros), Avenida Beira Rio (cerca de 11 quilômetros), e Avenida Miguel Sutil (12,6 quilômetros). Segundo o chefe do Executivo municipal, o planejamento é entregar o novo corredor de mobilidade urbana até o mês de dezembro de 2023.

“O Contorno Leste vai causar impacto extraordinário, não apenas para mobilidade urbana, que vai ser transformada, mas também para o crescimento econômico das comunidades por onde a via irá passar. No entanto, além de valorizar as casas e comércios, essa obra vai valorizar também vida das pessoas e isso é o que mais luto para realizar na minha região, principalmente dos mais carentes”, completou o prefeito.

ANDAMENTO DA OBRA

A obra conta ainda com mais três frentes de trabalho, que estão em pleno andamento. A primeira está concentrada entre o Rio Coxipó e as proximidades do bairro Altos da Serra, onde já foi concluída a edificação da rede drenagem de águas pluviais. O trecho faz parte de um percurso de aproximadamente 11 quilômetros, que encerra-se na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

A outra frente de trabalho faz parte de uma extensão de mais de seis quilômetros, situada entre o Distrito Industrial e o Rio Coxipó. Nesta, o trabalho ocorre na altura do bairro São João Del Rei. Por último, também está em construção uma ponte sobre o Rio Coxipó, com 75 metros de cumprimento, 23,8 metros de largura, sendo composta por pista dupla, iluminação de LED e área exclusiva para fluxo de ciclistas e pedestres nos dois sentidos.

O PROJETO

Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central.

A obra recebe o investimento de R$ 125 milhões e contempla ainda o levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó. A construção da via está dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o rio e a Rodovia Emanuel Pinheiro, e outro de cerca de seis quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa e o rio. Cada um desses processos é executado por uma empresa diferente, vencedores dos lotes do processo licitatório.

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