Brasil Destaque

Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Prefeitura de Cuiabá recebeu apenas 9 mil doses. Os lotes estão disponíveis nos postos de saúde, caso acabe, quinta-feira (26), serão distribuídos novos lotes. O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas …

Prefeitura de Cuiabá recebeu apenas 9 mil doses. Os lotes estão disponíveis nos postos de saúde, caso acabe, quinta-feira (26), serão distribuídos novos lotes.

O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.

Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, estará repassado apenas 9,5 mil doses das poucos mais de 100 mil que deveriam ser repassadas. A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza que teve início nesta segunda-feira (23) terá uma pausa e só retornará com as imunizações na próxima quinta-feira (26).

De acordo com a Responsável Técnica pela Imunização- RT, Sandra Honr a Secretaria de Saúde manteve o início da campanha sob a promessa de que mais doses chegariam hoje. Entretanto, a resposta do Ministério da Saúde é de que os novos lotes só chegam na próxima quarta-feira (25).

“Nós preparamos e capacitamos toda a equipe para darmos sequência na vacinação mas o ministério informou que só enviará novas doses na quarta-feira. Dessa forma, faremos a distribuição para as unidades no mesmo dia e na quinta-feira retornamos com a campanha”, explicou.

Ainda segundo a RT, as doses recebidas já foram basicamente distribuídas em sua totalidade sem aglomerações nos postos.

“Capacitamos nossas equipes para evitar aglomerações em combate ao Coronavírus. Dentre as medidas, optamos por iniciar a vacinação pelos acamados e idosos com maiores riscos em suas casas, e os demais que compareceram nas unidades receberam senhas”, frisou a RT ressaltando que o Ministério da Saúde também emitiu nota técnica nesta segunda solicitando paralisação de outras imunizações com prioridade para a influenza.

 

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados