Eventos Noticias Variedades

Cine Teatro Cuiabá exibe mostra de curtas-metragens sempre às terças-feiras

Para começar, premiado em festivais internacionais, o curta Celeste, dirigido e protagonizado por Eduardo Butakka, tem estreia presencial marcada para esta terça-feira (19.04)

O Cine Teatro Cuiabá abre as portas para a sessão [email protected] de MT. Premiado em festivais internacionais, o curta Celeste, dirigido e protagonizado por Eduardo Butakka, tem estreia presencial marcada para esta terça-feira (19.04), às 19h30. Antes da sessão, a partir das 19h, no foyer do Cine Teatro, o cantor João Reis apresenta um pocket show com voz e violão.

A exibição abre o calendário das já tradicionais exibições audiovisuais semanais (sempre às terças-feiras) desse importante aparelho da cultura em Mato Grosso, que neste ano comemora os 80 anos de sua inauguração (o Cine Teatro Cuiabá foi aberto ao público em 23 de maio de 1942).

A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.

A sessão [email protected] de MT integra o projeto Encontros com Cinema, que nesta primeira edição apresenta obras audiovisuais de Eduardo Butakka, Thyago Mourão e convidados. A programação da noite traz outras sete atrações, entre curtas de humor protagonizados por Butakka e Mourão e audiovisuais de coletivos parceiros, como o MT Queer, que terá exibido o curta Lágrimas de Normah, dirigido por Elton Martins e protagonizado por Eloá Pimenta.

Como é de costume na sessão [email protected] de MT, depois da exibição ocorre um bate-papo entre o público presente e os realizadores dos curtas, mediado pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap.

“Vitamina D” e exibição de clipes

A sessão também exibirá dois clipes produzidos e codirigidos por Thyago Mourão: Tá, de Ana Rafaela, e Nas nuvens, de João Reis (artista que fará o esquenta que antecede as exibições no Cine Teatro Cuiabá). Completa o programa a exibição de Vitamina D, curta de Severino Neto, Rafael de Carvalho (que dirigiu todos os episódios do coletivo Não Convém, em exibição) e Luis Aguer, obra realizada no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Atração da próxima semana

Em 2022, além da sessão [email protected] de Mato Grosso o projeto Encontros com Cinema exibirá produtos audiovisuais mato-grossenses oriundos dos incentivos da Lei Aldir Blanc, sempre com entrada gratuita. Na próxima terça, 26 de abril, será exibido o documentário de Leonardo Sant’Ana Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura, produzido no contexto do Edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc. O filme apresenta vida e obra de Natalino Ferreira Mendes, educador, escritor e historiador do município de Cáceres-MT. Conhecido como Professor Natalino, Mendes dedicou a vida a diversas frentes ligadas à cultura e à educação.

Participou ativamente do desenvolvimento de instituições de ensino da região, foi responsável pelo registro e salvaguarda de acervos importantes para história de Mato Grosso, além de também ter cantado em versos o cotidiano do povo e as belezas naturais de sua região. A exibição realizada em parceria entre Cine Teatro Cuiabá, Academia Mato-grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, Secel/Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Sobre o Cine Teatro Cuiabá

O Cine Teatro Cuiabá foi inaugurado em 23 de maio de 1942 e desde então tem sediado grandes espetáculos cinematográficos, cênicos e musicais. A capacidade da sala de exibições é de 515 espectadores. O Cine Teatro Cuiabá está sob gestão da Associação Cultural Cena Onze, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em razão do Termo de Colaboração firmado com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso em maio de 2016. Acesse facebook.com/cineteatrocuiaba e instagram.com/cineteatrocba e saiba mais sobre a programação do Cine Teatro Cuiabá.

Serviço

Exibição de obras audiovisuais de Eduardo Butakka, Thyago Mourão e convidados, incluindo o inédito Celeste (Eduardo Butakka, 2022, 8’), seguido de bate-papo com realizadores mediado pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap.

Na terça-feira, 19 de abril, a partir das 19h30 (pocket show com cantor João Reis a partir das 19h no foyer do Cine Teatro)

No Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).

Entrada gratuita; bilheteria liberada.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados