Eventos Noticias Política

Capacitação para gestores da Educação sobre o Plano de Ações Articuladas será nesta quinta-feira

Municípios que tiverem cadastradado o quarto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) serão atendidos pelo governo federal na liberação de recursos para investimento em infraestrutura na área de educação, como aquisicao de ônibus, construção de escolas, entre outros. Para orientar os prefeitos e gestores muncipais de Educação de Mato Grosso sobre o assunto, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, vai realizar uma capacitação  nesta quinta-feira (26), a partir das 14 horas. O acesso será por meio da Plataforma Zoom e pelo canal do Youtube da Associação.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, esteve em Brasília recentemente para tratar sobre a realização do treinamento com o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte. “Poucos municípios de Mato Grosso cadastraram o PAR. Por isso é muito importante a participação dos gestores nesse treinaemnto, que contará com a  participação do presidente do FNDE e equipe”, assinalou. A capacitação  será dirigida a secretários de Educação, Conselheiros Municipais de Educação e Conselheiros do  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O quarto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) consiste em uma assistência técnica e financeira que oferece aos entes federados um instrumento de planejamento de políticas educacionais. O PAR foi concebido como uma ferramenta de gestão para o planejamento da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal elaboram para um período de quatro anos. Pelas suas características sistêmicas e estratégicas, o PAR favorece as políticas educacionais e a sua continuidade, inclusive durante as mudanças de gestão, constituindo-se como importante elemento na promoção de políticas de Estado na Educação.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Capacitação FNDE em Ação (+PNE e PAR-4)

Data: 26 de agosto de 2021

Realização:

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE

Apoio:

Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM

Horário de Cuiabá-MT

13h50 – Início de Acesso na Plataforma e Redes Sociais

14h00 – Abertura da Capacitação

Neurilan Fraga

Presidente da AMM

Wellington Fagundes

Senador da República por Mato Grosso

Professor Marcelo Lopes da Ponte

Presidente do FNDE

14h20 – Painel 01 – +PNE

FABIANA ODA – Técnica da Coordenação Geral de Apoio às Redes e Infraestrutura

Educacional – SEM/MEC.

15h00 – Painel 02 – Plano de Ações Articuladas com ênfase no PAR-4

MARIA ANGÉLICA FLORIANO – Chefe de Divisão de Programas Especiais do Fundo

Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE

15h40 – Intervenções Técnicas / Perguntas e Respostas

16h00 – Considerações Finais e Encaminhamentos da Capacitação

16h30 – Previsão de Encerramento

Fonte: AMM

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados