Destaque Noticias Variedades

AMM mobiliza municípios para participação na Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

Para incentivar os municípios a promoverem ações de conscientização na Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que será de 27 a 30 de junho, a Associação Mato-grossense dos Municípios realizou nesta quinta-feira (23) uma reunião por videoconferência com gestores das áreas de educação, saúde e assistência social das prefeituras. A reunião foi realizada com a parceria da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios – APDM, Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas, União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – Cosems.

A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que representou o presidente Neurilan Fraga, destacou a importância da participação dos municípios e envolvimento da comunidade nas iniciativas de prevenção e combate ao uso de drogas. “Esse é um tema muito sensível e que exige uma atenção especial dos gestores públicos. Por isso é importante que todos os municípios participem das ações, que poderão ser planejadas e organizadas de acordo com as possibilidades locais, com o envolvimento da comunidade escolar, conselhos tutelares e outros órgãos que coordenam ações na área social”, assinalou.

Entre as ações sugeridas pela AMM para que os municípios participem da campanha nacional estão a instituição do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, a realização de ciclos de palestras sobre o tema nas escolas, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas, nos Centros de Referência da Assistência Social – Cras, além da ação conjunta com empresas e comércios locais para orientação de colaboradores, confecção de peças publicitárias, como panfletos e faixas, caminhadas com a participação da comunidade, eventos em praça pública, ações ecumênicas nas igrejas, entre outros.

O diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, Gustavo Camilo Baptista, salientou a complexidade do tema e as consequências para a sociedade. Ele informou que o ministério organizou um plano nacional de políticas sobre drogas, lançado este mês. “Estamos lançando um curso EAD para auxiliar estados e municípios na elaboração dos planos municipais e estaduais sobre drogas. Serão quatro mil vagas para auxiliar os gestores, com exercícios práticos”, assinalou. A AMM será parceria do ministério na divulgação da capacitação para as prefeituras de Mato Grosso.

A presidente da APDM, Scheila Pedroso, destacou que a mobilização é muito importante para a prevenção e proteção dos jovens. Ela ressaltou a importância dos conselhos municipais para garantir resultados na luta contra os entorpecentes.  “A APDM também poderá suporte para a criação dos conselhos municipais”, assinalou.

A secretária executiva do Coegemas, Wilma Menezes, ressaltou que o combate às drogas não é fácil e que as drogas lícitas são a porta de entrada para as ilícitas. “Temos que investir em ações de conscientização para alertar sobre a importância da prevenção. Alguns municípios já realizaram ações, mas queremos que todos façam a adesão e participem da campanha”, observou.

Participaram também da reunião representantes da Secretaria de Estado de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, entre outros.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados