Economia Noticias Política

AMM e parceiros orientam municípios na elaboração do Plano Plurianual

Considerando a importância do Plano Plurianual – PPA como instrumento de planejamento para a gestão pública, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM realiza nesta sexta-feira (13) um workshop para orientar sobre a elaboração do PPA 2022-2025. Participam do evento técnico, realizado de forma remota, secretários municipais e técnicos das áreas de planejamento, contabilidade e gestão das prefeituras. O workshop, que vai se estender até o final da tarde, conta com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que representou o presidente da instituição, Neurilan Fraga, na abertura do evento, agradeceu a participação dos gestores das prefeituras e a parceria do IEL e da UFMT. A coordenadora destacou a importância da orientação técnica aos municípios e salientou o alcance do Plano Plurianual no planejamento das ações no setor público. “O PPA é um instrumento de planejamento fundamental, pois estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração e norteia a elaboração de políticas públicas a serem executadas para atendimento das demandas prioritárias”, assinalou.

A gerente executiva do Núcleo Regional de Mato Grosso do IEL, Fernanda Campos, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi, que desenvolve trabalhos nas áreas de educação empresarial, consultoria, pesquisa, certificação digital, empregos e estágio. Fernanda também anunciou  o projeto da Academia de Gestão Pública, que tem o objetivo de capacitar gestores e servidores públicos de Mato Grosso. “Estamos trabalhando na construção da Academia junto com a AMM e a UFMT. Ainda este mês traremos mais novidades”, afirmou.

A UFMT foi representada no workshop pelos professores doutores Renato Neder e Adriana Caparroz, do Departamento de Administração. Neder destacou que apoiar os municípios é uma das funções da universidade. “Podemos trazer as teorias e metodologias da administração e ajudar os prefeitos a colocar as estratégias no  papel”, afirmou.

A professora Adriana reiterou o compromisso da universidade em colaborar com as administrações municipais. “Queremos trazer ferramentas e ajudá-los na construção do planejamento”, acrescentou, destacando que o PPA é uma peça de planejamento estratégico  que ajuda o gestor a ter foco e visão a longo prazo.

A programação também inclui a participação da consultora técnica da AMM, Waldna Fraga, que falará sobre a atuação técnica  da instituição para a elaboração do PPA 2022-2025, além da consultora em gestão pública, Luzia Gattas, que fará uma abordagem prática da previsão de receitas e metas fiscais.

Fonte: AMM

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados