Eventos Noticias Política

AMM e parceiros incentivam adesão de municípios ao Selo Unicef

Solenidade realizada nesta sexta-feira (9), na Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, marcou o DIA D pela Adesão ao Selo Unicef Edição 2021-2024. O evento, realizado de forma híbrida  (presencial e on-line), foi organizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso-APDM e Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), com transmissão pelo canal da APDM no Youtube.

O Selo é uma ferramenta estratégica do Unicef pela promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com metodologia que mobiliza e engaja os governos estaduais e municipais, a sociedade civil e o setor privado. A meta para esta edição é que os 141 municípios de Mato Grosso façam a adesão.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que é muito importante que todos os prefeitos apoiem a iniciativa e assinem o termo de adesão. “Quando fui prefeito participei do projeto e agora, como presidente da AMM, estabelecemos a parceria para divulgar e promover o engajamento dos municípios por reconhecer a importância da ação para desenvolver políticas públicas em favor das crianças e adolescentes.  A AMM, a APDM e demais parceiros vão trabalhar juntos para garantir a adesão de todos os municípios”, assinalou.

A presidente da APDM, Sheila Pedroso, ressaltou a importância da iniciativa para as prefeituras e agradeceu a participação dos parceiros na divulgação e mobilização dos gestores. “Estamos juntos para ajudar os municípios na realização do trabalho para que ao final dos quatro anos de gestão, o prefeito conquiste o Selo Unicef”, frisou.

A oficial de Comunicação do Unicef na Amazônia Legal, Ida Pietricovsky, disse que o Unicef vem atuando para mitigar o impacto da pandemia na vida das crianças e adolescentes, que em muitas situações são vítimas de violência e trabalho infantil. “Que juntos possamos repensar as políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. O Unicef é municipalista e queremos uma adesão histórica em Mato Grosso”, afirmou.

A importância do Selo Unicef também foi destacada por prefeitos que participaram da solenidade. O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, ponderou sobre a responsabilidade dos gestores no fortalecimento das causas sociais e o compromisso de assegurar qualidade de vida, educação e saúde para a população.

A prefeita de  Glória D´Oeste, Gheysa Borgato, que também foi primeira-dama por oito anos, disse que o município sempre aderiu ao Selo Unicef.  O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, destacou que já aderiu à iniciativa e estabeleceu como meta de gestão a realização de ações integradas para combater a vulnerabilidade social das crianças e garantir os seus direitos fundamentais. O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, afirmou que é necessário garantir todo o respaldo para que crianças e adolescentes sejam atendidos por políticas públicas que assegurem educação, saúde e dignidade.

O secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, ressaltou a parceria da Secretaria, reforçou a importância do Selo Unicef para promover a inclusão e destacou o trabalho social desenvolvido pelo Governo do Estado para atender crianças e adolescentes.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a adesão ao selo será realizada de forma virtual, através do site  (www.selounicef.org.br). O termo deve ser assinado pelos gestores municipais e presidente do CMDCA. Em Mato Grosso, 13 municípios já assinaram o termo de adesão.

Fonte: AMM

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados