Destaque

Alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos participam de avaliação

O resultado será fundamental para que a Secretaria de Educação reorganize o ano letivo de 2021     A partir desta quinta-feira (3) até o próximo dia 11 de dezembro, alunos da rede pública municipal de educação, com autorização dos pais ou responsáveis, participam da Prova Cuiabá 2020. A avaliação acontece de forma presencial, escalonada …

O resultado será fundamental para que a Secretaria de Educação reorganize o ano letivo de 2021

 

 

A partir desta quinta-feira (3) até o próximo dia 11 de dezembro, alunos da rede pública municipal de educação, com autorização dos pais ou responsáveis, participam da Prova Cuiabá 2020. A avaliação acontece de forma presencial, escalonada e com a adoção de todas as medidas de biossegurança, distanciamento físico (de 1,5 m) e número restrito de no máximo 12 alunos por sala. A prova será aplicada nas unidades educacionais urbanas e do campo que ofertam o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, explica que a avaliação será censitária, de caráter diagnóstico, e que a participação dos alunos não é obrigatória. Somente participam da Prova Cuiabá 2020, os alunos autorizados pelos pais. Segundo a gestora, o resultado será fundamental para que a Secretaria de Educação e as equipes gestoras das unidades educacionais possam reorganizar o ano letivo de 2021, tanto no aspecto pedagógico como também na formação continuada dos professores.

“Diante da excepcionalidade do ano letivo de 2020, que em razão da pandemia obrigou o poder público a suspender as atividades presenciais na rede, levando à implementação do ensino remoto, precisamos agora avaliar o resultado desse esforço. A partir dos resultados desse diagnóstico poderemos definir as habilidades essenciais a serem trabalhadas no próximo ano letivo e também o planejamento da formação continuada para os professores, com base em dados concretos acerca das habilidades consolidadas em 2020 e o que deverá ser prioridade no próximo ano”, salientou Edilene Machado.

Antes da aplicação da Prova Cuiabá 2020 foi feito um levantamento com os pais e aqueles que concordaram receberam orientações e informações quanto aos protocolos de biossegurança, que serão adotados como o uso de máscara, garrafinha individual de água, distanciamento físico e outros.

A Secretaria de Educação montou ainda uma logística para atender os alunos com deficiência que utilizam o transporte escolar e necessitam de acompanhamento de um Cuidador de Aluno com Deficiência (CAD). A Prova Cuiabá 2020 avalia componentes curriculares de Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Texto) e Matemática.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Itens relacionados