DestaqueNotíciasPolítica

Taques viaja à Bolívia para estreitar relações e melhorar infraestrutura entre os dois países

O governador Pedro Taques participou nesta sexta-feira (04.05), de uma reunião em Santa Cruz de la Sierra – Bolívia, com o ministro do Governo Boliviano e representantes do Departamento de Santa Cruz.

O encontro foi realizado para discutir um novo acordo de exportação do gás, a comercialização de ureia, a pavimentação da estrada que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra e a liberação do voo internacional partindo de Mato Grosso.

O Estado tem buscado aumentar as relações com comércio e integração com o país vizinho. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, a agenda faz parte das tratativas do Governo de Mato Grosso com a Bolívia. “Essa viagem é bastante importante, é mais uma tratativa com o governo da Bolívia. É uma agenda permanente que nós temos. Recebemos há pouco tempo o ministro de Hidrocarburos com uma oferta de ureia, que está sendo produzida a partir do gás na Bolívia, e nós somos um grande consumidor de ureia na agricultura”, disse.

Além disso, o secretário destaca que o Estado tem interesse direto no fornecimento do gás.

“Queremos estabelecer um contrato com maiores volumes e de fornecimento fixo deste gás”. 

Por fim, Ricardo ressalta que o governo continua buscando a integração através da pavimentação da rodovia que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra. Um trecho de pouco mais de 300 quilômetros que ainda não tem asfalto. Além disso, buscam com o governo boliviano a liberação de voo internacional entre Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra.

Caravana da Integração 

A viagem a Bolívia acontece um ano após a Caravana da Integração do Governo de Mato Grosso ter cruzado o país até chegar ao Pacífico. A expectativa é de que o governo boliviano possa apresentar solução ao problema de infraestrutura. Essa é a terceira vez que Taques vai ao Departamento de Santa Cruz. Na primeira oportunidade debateu a Integração com Mato Grosso em reunião com o governador Ruben Costa Aguilera.

Tags

Artigos relacionados

Fechar