DestaqueRetórica Política

Sarita Baracat | Primeira prefeita em Mato Grosso

Primeira mulher a ocupar cargo de prefeita em uma cidade de Mato Grosso. Essa foi Sarita Baracat de Arruda, nascida no dia 29 de dezembro de 1930, em Várzea Grande, e que geriu a cidade entre 1967 e 1970.

Após sua formação no antigo Ginásio (atual Ensino Médio), Sarita optou pelo magistério. Começou, então, a dar seus primeiros passos na vida política, participando de movimentos políticos de sua cidade natal, algo revolucionário para uma mulher da época. Com isso, foi convidada para ser tesoureira da Prefeitura de Várzea Grande.

Em 1952, a professora Sarita foi eleita vereadora pela União Democrática Nacional (UDN). Após concluir seu mandato como prefeita de Várzea Grande, alcançou o cargo de deputada estadual, de 1978 a 1982, tornando-se também a primeira mulher a ocupar um cargo desta espécie.

Durante sua vida, acumulou também os cargos de secretária de Estado de Educação e secretária da Auditoria Geral do Estado (atual Controladoria Geral) e primeira mulher a fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, além de ter sido presidente do PMDB de Mato Grosso.

Sarita Baracat teve dois filhos, Fernando Baracat e Ernandy Maurício Baracat de Arruda, mais conhecido como Nico Baracat, morto em 2012, vítima de um acidente de trânsito. Sarita faleceu no dia 10 de outubro deste ano, deixando enorme legado político e de luta pelo direito das mulheres.

Artigos relacionados

Fechar