DestaqueGeralNotícias

Prefeitura de Cuiabá leva “Cata-treco” para mais de 150 bairros e planeja dobrar o atendimento em 2018

O programa “Cata-treco” da Prefeitura de Cuiabá fechou o ano de 2017 como mais de 150 bairros atendidos. A informação é da Diretoria de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da capital.

Implantado durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o “Cata-treco” levao serviço de recolhimento de materias secos inservíveis, descartados pelos moradores. O programa está alinhado ao “Mutirão da Limpeza”.

A Secretaria disponibiliza uma equipe de cerca de 20 trabalhadores da limpeza urbana e um aparato de pelo menos cinco caminhões para atuar diariamente e, assim, otimizar o serviço.

“Estamos trabalhando para adquirir novos equipamentos, em especial caminhões, para montar uma nova estrutura de atendimento para essas ações e assim alcançar o maior número de comunidades possíveis”, comenta o secretário José Roberto Stopa.

Segundo o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos a iniciativa contribui ainda para a preservação ambiental e também no combate a doenças propagadas por conta do acúmulo de lixo. Dentro desse trabalho, o diretor destaca ainda a atuação em parceria com as cooperativas de coleta, que ajudam na separação dos materiais recicláveis e não recicláveis.

“É um trabalho que evita, por exemplo, que o morador descarte sofás, geladeiras, fogões e outros resíduos secos, em locais inapropriados para esse tipo de ação. Dessa forma, conseguimos diminuir a proliferação de bolsões de lixo e, consequentemente, de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e do zika vírus”, finaliza Anderson.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar