DestaqueEconomiaNotícias

Prefeitura começa reforma nas praças com recurso do PAC Cidades Históricas

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, deu início às obras das Praças do Centro Histórico da Capital, contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas. Os trabalhos de readequação e restauração começaram no dia 3 de janeiro.

Nas obras de requalificação arquitetônica do PAC Cidades Históricas cinco praças serão reformadas conforme cronograma, com início na Praça Senhor dos Passos, na Voluntário da Pátria; seguindo para a Praça Dr. Alberto Novis, na Rua Galdino Pimentel; Praça Caetano de Albuquerque, na Rua Ricardo Franco. A Praça da Mandioca e a Escadaria do “Beco Alto”, na Rua Pedro Celestino, passarão por readequação no final da temporada de chuvas.

As obras estão orçadas no valor total de R$ 900 mil, dentro da planilha aprovada pelo Ministério da Cultura e do Iphan. As empresas responsáveis pela execução das obras são a Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia, licitadas em 2013. Todos os espaços que passarão pelas intervenções, receberão pisos novos, pintura, iluminação e aplicação visual com a anuência do Iphan, que acompanha os trabalhos para a manutenção de 100% do parque arqueológico do centro histórico da Capital. A supervisão das obras está sob a responsabilidade da arquiteta e urbanista Francielle Marca Toledo Pizza,  da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

As praças que serão restauradas serão fechadas com placas de madeirite para realização dos serviços. A estátua da Praça Senhor dos Passos, do escultor Jonas Corrêa, que retrata a chacina do “Beco do Candeeiro” e a escultura da Praça Dr. Alberto Novis, do artista Paulo Pires, da coletânea “Sociedade de Pedra” serão removidas e colocadas em exposição no Museu Casa Dom Aquino, até que as obras das praças sejam finalizadas.

A execução também contará com o apoio da Secretaria de Serviços Urbano, que auxiliará nos trabalhos de limpeza no entorno das praças.  O prazo de conclusão das cinco reformas é de 120 dias, com entrega prevista para o mês de maio.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar