DestaqueGeralNotícias

Mato Grosso recebe mais 35 médicos para atuar em 32 municípios

Pela segunda vez neste ano, Mato Grosso é contemplado pelo “Programa Mais Médicos para o Brasil”, com a chegada de mais 35 médicos que vão trabalhar em unidades municipais de Saúde da Família em 32 municípios. Desta vez são médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para o exercício da medicina, ao contrário da primeira vez, quando o Estado recebeu 20 médicos cubanos, no mês de junho, os quais estão trabalhando em 13 municípios, sendo que um deles atua em um Distrito Sanitário Indígena (DSEI) Xavante.

Os novos médicos vão chegar a Cuiabá nesta quinta-feira (05.09), quando vão passar pelo 15º ciclo de capacitação realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pela Comissão de Coordenação Estadual do Projeto Mais Médicos em Mato Grosso, composto pelo Ministério da Saúde, o Conselho de Secretarias municipais de Saúde e pela Universidade Federal (UFMT).

Os novos profissionais vão aprender a utilizar o sistema de informação utilizado na atenção básica (e-SUS AB), a funcionalidade do prontuário eletrônico do cidadão, sua implantação em Mato Grosso e nos municípios em que atuarão. E serão cadastrados na plataforma do Programa Telessaúde MT, além de terem experiências com as potencialidades dessa importante ferramenta no apoio ao processo de trabalho, por meio de tele consultorias, serviços de telediagnóstico e tele educação à distância, que serão disponibilizadas para as equipes de saúde nos territórios de atuação do programa.

Após este primeiro encontro, os profissionais seguirão para os seus municípios de destino, de acordo com a seguinte distribuição:

MUNICÍPIOS Nº DE MÉDICOS
ACORIZAL 1
ALTA FLORESTA 1
ALTO PARAGUAI 1
APIACÁS 1
ARAGUAIANA 1
ARIPUANÃ 1
BARRA DO GARÇAS 1
CAMPINÁPOLIS 1
COCALINHO 1
COLÍDER 1
CONFRESA 1
DOM AQUINO 1
GAÚCHA DO NORTE 1
GENERAL CARNEIRO 1
ITIQUIRA 1
JAURU 1
JUARA 2
JURUENA 1
NOVA BANDEIRANTES 1
NOVO HORIZONTE DO NORTE 1
NOVO SÃO JOAQUIM 1
PORTO DOS GAÚCHOS 1
QUERÊNCIA 1
SANTO ANTÔNIO DO LESTE 1
SAO FÉLIX DO ARAGUAIA 1
SAO JOSÉ DO RIO CLARO 1
SAO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS 1
SÃO PEDRO DA CIPA 1
SINOP 2
TERRA NOVA DO NORTE 1
TORIXORÉU 1
VILA RICA 2
TOTAL 35

 

Mais médicos em Mato Grosso:

Mato Grosso conta com 220 profissionais do Projeto Mais Médicos e, com a chegada dos novos profissionais, o número será ampliado para 255 médicos alocados em 102 municípios e nos cinco distritos sanitários indígenas – DSEI (dados sujeitos a alterações), atendendo cerca de um terço da população mato-grossense.

O município com maior número de médicos do projeto é Tangará da Serra, com 22 profissionais. Com a adesão ao projeto, o município conseguiu implantar novas equipes de saúde, ampliando a cobertura da estratégia saúde da família de 31,67% para 100%.

Desde o início do “Projeto Mais Médicos para o Brasil” foram lançados vários editais e apenas o primeiro foi aberto à livre adesão a qualquer município; os demais foram para municípios definidos como prioritários a partir de indicadores sociais determinados pelo Ministério da Saúde e para os que não tiveram suas vagas preenchidas ou respostas de profissionais que por alguma razão deixaram o projeto.

Com informações da SES|MT

Artigos relacionados

Fechar