DestaqueNotíciasPolítica

De olho na reeleição, Taques convida deputado a ir para o PSDB

Já visando a formação de um amplo palanque eleitoral em favor de sua reeleição, o governador Pedro Taques (PSDB) convidou o deputado federal Fábio Garcia para se filiar ao PSDB ou PSD. Os dois já administram o Estado desde janeiro de 2015.

Conforme apurado, o convite foi feito durante a Caravana na Transformação realizada neste final de semana no município de Porto Alegre do Norte.

O deputado federal Fábio Garcia foi destituído da presidente do diretório estadual do PSB por imposição da direção nacional conduzida por Carlos Siqueira.

O ato em si gerou revolta da cúpula do PSB que divulgou nota pública em favor do parlamentar que agora está ameaçado de expulsão porque votou favoravelmente a proposta de reforma trabalhista defendida pelo presidente da República Michel Temer (PMDB).

O deputado federal Adilton Sachetti é outro do PSB que pode sofrer punição, uma vez que, já adiantou publicamente que vai votar a favor da reforma da previdência, contrariando a orientação da cúpula do partido.

Ao convidar Fábio Garcia para se filiar ao PSDB ou PSB, o governador Pedro Taques já articula um forte palanque para a reeleição.

A estratégia é repetir a chapa com o atual vice-governador Carlos Fávaro e atrair outras legendas de peso como o PP do ministro da Agricultura Blairo Maggi.

Diante das imposições do diretório nacional do PSB, outros parlamentares poderão deixar o partido. Isso porque já foi destituído todo o PSB de Mato Grosso, o que leva a perda de mando no partido do ex- ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e os deputado federal Adilton Sachetti. A Justiça Eleitoral já foi informada sobre a decisão tomada pela legenda.

Pela legislação, a troca de partido sem a perda do mandato é válida somente aqueles que detém cargos majoritários. Porém, vereadores e deputados estão livres para mudar de partido desde que sejam expulsos ou comprovem alguma outra justacausa.

Tags

Artigos relacionados

Fechar