DestaqueNotícias

Câmara dos Vereadores realiza audiência pública para discutir a Saúde do Idoso

Plenário da Câmara de Vereadores de Cuiabá

Após duas semanas de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Cuiabá retorna as atividades e já promove nesta quarta-feira (2), às 9 horas, uma audiência pública para debater a saúde dos idosos. A discussão se faz necessária após a constatação na última Blitz da Saúde, liderada pelo vereador Toninho de Souza, de 90 idosos internados no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, sem a atenção e cuidados necessários a esse tipo de paciente.

Diante dessa triste problemática, Toninho de Souza, que é autor do projeto de lei que cria o cargo de Cuidador de Idoso, defende também a construção do Hospital do Idoso, que vai atender inclusive aqueles pacientes na melhor idade que buscam atendimento na Capital. “Envelhecer com dignidade é um assunto que precisa ser refletido o quanto antes. Estatísticas apontam que até 2060, um terço da população brasileira será formada por pessoas com 60 anos ou mais. Com essa projeção, não podemos fechar os olhos aos diversos tipos de violações que são hoje sofridos pela pessoa na melhor idade, em especial no setor de saúde, pontuou o parlamentar.

Várias autoridades que trabalham diretamente em políticas públicas para melhor atender o idoso confirmaram presença na audiência, entre elas, a Promotora de Justiça Salete Búfalo – representante do Ministério Público Estadual; a Defensora Pública Sandra Cristina Alves; o advogado Isandir Oliveira de Rezende – presidente da Comissão do Direito do Idoso da OAB-MT; Jerônimo Urei – presidente do Conselho do Idoso de Cuiabá e também, o prefeito Emanuel Pinheiro. O Coral da Melhor Idade Mestre Albertino fará apresentação com repertório variado, sob regência de Luciene Morais. No hall de entrada da Câmara Municipal estarão expostos artesanatos produzidos por idosos dos Centros de Convivência da Capital.

Artigos relacionados

Fechar